São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

A culpa segundo Secundino, foi do capeta...

Pela negligência, o rabudo pagou o pato.

José Luiz Ayres
Por José Luiz Ayres
A culpa segundo Secundino, foi do capeta...
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A culpa segundo Secundino, foi do rabudo.

 

            Passava os olhos às manchetes do jornal em que o destaque fora os atentados às ferrovias madrileñas, quando um senhor que se chegou ao balcão do café, toca-me aos ombros e diz: - Que barbárie, que coisa monstruosa! Virando-me, enquanto a balconista colocava o café na xícara, concordei com o comentário, lamentando pelo desesperador momento vivido por aqueles inocentes e infelizes passageiros diante das inesperadas explosões. O cidadão concordando, no que adoçando seu café, resolveu recordar um fato assemelhado que presenciou na infância e o marcou pelo medo e pânico.

Leia Também:

            Morando à cidade de Três Corações, pois seu pai como militar servia  naquele reduto bélico, numa ocasião de retorno do Rio de Janeiro, entre as cidades de Soledade e Três Corações, de repente uma correria se fez presente por parte dos funcionários da ferrovia a serviço do trem. Óbvio diante da preocupante agitação, os passageiros inquietos sem saber a razão do corre-corre, já que não obtinham informações do pessoal do trem; que talvez até desconhecesse a extensão do agito, através das janelas puderam se assenhorear do motivo ao observarem que no penúltimo vagão, densa fumaça se verificava seguida de fortes estouros, assobios, estampidos traques diversos e muitas fagulhas coloridas, com algumas pessoas posicionadas penduradas a escada, até que o comboio parou.      Com a ajuda de todos na condução de água retirada da locomotiva, a muito custo as chamas foram debeladas. Normalizada a situação, todos a bordo e queimaduras leves a poucos, seguiram viagem.

             Ninguém, entretanto, conseguiu atinar o que causara o incêndio. Não havia uma explicação plausível. Até que uma senhora que perdera partes  dos pertences, enfurecida, não se conteve e contou como tudo aconteceu. Um homem que se encontrava sentado à última janela, depois de acender o seu cachimbo e dar suas pitadas, teve o mesmo apagado.

 Ao tentar reacendê-lo, como não conseguiu, resolveu limpá-lo batendo à base da janela no intuito de retirar a borra que o entupia. Com o vento, a mesma caiu sobre os embrulhos sob a poltrona.

Tempos depois, um barulho, um estrondo ocorreu seguido de outros tantos espalhando fogo e fumaça. Assustado, o homem em desespero deixou, como a mulher, o local em disparada à direção do vagão à frente.

Com o pânico, se instalou um  grande atropelo para passar pela estreita porta, já que os estrondos cada vez maiores, deixavam todos apavorados   na ânsia de sair do que atribuíam ser o inferno.

Escutando a narrativa, seu Secundino, o chefe do trem solicitou da senhora o reconhecimento do tal “cachimbeiro negligente”, que na certa foi o pivô e causador do que ocorreu, o que não tardou acontecer, com a senhora o apontando, mesmo com o cidadão negando de forma contundente. Mas  Interrogado, sobre muita pressão da pobre mulher que perdera parte de suas coisas,  acabou confessando que levava fogos, visando à festa da cidade de Conceição do Rio Verde. Já que há anos assim procedia e nunca tal coisa ocorreu, mesmo porque não sabia que era proibido esse tipo de transporte no trem.

 Por isso estava convencido de que o ocorrido, fora obra do capeta. Suas artimanhas entupindo o cachimbo “comprovam” o quanto o rabudo é culpado.               

             Responsável, seu Secundino como o chefe do trem e sendo por isso autoridade máxima presente, deu voz de prisão ao homem mantendo-o sob a guarda de seu condutor até ser entregue ao Destacamento Policial em Três Corações, onde responsabilizado pelo culposo acidente aguardaria o delegado. Mesmo afirmando que a culpa foi do capeta e não sua, pois também perdera seus pertences e logicamente, os ditos fogos para a festa...

Comentários:
José Luiz Ayres

Publicado por:

José Luiz Ayres

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!