São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

A eleição das palavras de ordem e das hashtags

Seria muito sensato que o eleitorado se preocupasse mais com as propostas dos candidatos, especialmente na área econômica.

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
A eleição das palavras de ordem e das hashtags
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Por Luís Cláudio de Carvalho

             Estamos vivendo um período eleitoral bastante atípico. Além de ser o primeiro de eleições em que quase a totalidade dos eleitores está conectada pela internet, acompanhando e expondo suas idéias, através das redes sociais, está sendo também o das palavras de ordem e das hashtags. De “lula livre” a “bolsomito neles”, os eleitores brasileiros vão se atacando ou defendendo, bem como tentando impor sua opção aos demais. Depois da saraivada de “B17” e “#eusoubolsonaro”, surgiu o “#elenão”, que já está famoso e fazendo nascer outros tantos, como “#elesim” e “#elenunca”.

             O maior problema está na facilidade, no comodismo e no modismo de usar esses “recursos”, para não ter que apresentar um argumento plausível ao motivo da escolha ou à altura dos argumentos daqueles que são contrários. Na verdade, a maioria não está levando em conta o perfil, o histórico e, muito menos, as propostas dos candidatos. E isso é muito perigoso. Votar acompanhando a “onda” ou pela popularidade de determinados candidatos pode trazer más consequências ao país, que já sofre com a crise econômica.

Leia Também:

            A economia é a base de tudo. Dela depende a nossa qualidade de vida. E um erro nessa área pode levar anos para se voltar à normalidade. Mesmo com exemplos recentes no Brasil e nos países vizinhos como Venezuela e Argentina, as pessoas não têm se preocupado em conhecer as propostas dos candidatos para a área econômica.

            Conseguimos sair da nossa pior crise, proveniente dos governos militares e de seus sucessores imediatos, quando a inflação era altíssima, com a implantação do Plano Real e de medidas econômicas planejadas e estudadas por economistas experientes e competentes. No governo FHC, essas medidas foram aperfeiçoadas e obtivemos a estabilidade econômica. Lula venceu as eleições de 2002 e teve a astúcia e a responsabilidade de manter a estabilidade e, com isso, conseguiu grandes avanços na área social. Dilma não teve a mesma perspicácia e possibilitou o início da crise econômica que se arrasta até hoje.

            Por isso, atualmente, seria muito sensato que o eleitorado se preocupasse mais com as propostas dos candidatos, especialmente na área econômica. É muito importante que o candidato tenha propostas claras e viáveis, que se disponha a fazer as reformas necessárias e se apresente com franqueza e transparência aos eleitores. Se continuarmos pautados apenas nas palavras de ordem e nas hashtags, como se as eleições fossem um campeonato do “nós contra eles”, o futuro do país passará de incerto a tenebroso. Em tempo, já estou quase aderindo à campanha do Daciolo, pelo menos a palavra de ordem dele é mais positiva: “Glória a Deus”.

Comentários:
São Lourenço Atual

Publicado por:

São Lourenço Atual

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!