Decepcionei-me com a atitude efetuada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço, mesmo reconhecendo da dificuldade que no processo de vacinação vem ocorrendo, pela desorganização da distribuição do MS das ditas vacinas, onde um entrevero político nos tem levado quase ao caos.
Mas gostaria de informar, o absurdo que fomos , nós desta faixa etária, 79 a 75, hoje, quinta feira, 18.03.2021. Como vem ocorrendo desde que se iniciou o moroso processo de vacinação, fomos informados pelo processo boca a boca, que teríamos de nos cadastrar nos ditos “postinhos” os quais nos designaram. Achei até a ideia de acordo e louvável, e só que teríamos de ficar atentos ao dia que nos caberia, entrando em contato com a Secretaria de Saúde , ou via telefone com o Postinho da Vila Carneiro. Até me sentindo um “chato” diariamente a cada manhã, ligava para ambas as repartições de saúde visando o nosso dia de vacina.
Desde segunda feira, dia 15.03.2021, venho ligando logo à primeira hora para saber das vacinas. E para nossa satisfação nos foi passado que estava prevista para esta (hoje) quinta feira, Mas ao mesmo tempo fiquei triste, ao saber que somente a 10 pessoas seriam vacinadas, pois o que fora remetido de Varginha, seria divido pelos demais postinhos, ou seja; segundo disse a recepcionista que me passou a informação. Ainda brinquei dizendo que estaria na porta do posto por volta da meia noite para conseguir tomar. No que me respondeu que não precisaria tanto, já que só começaria a vacinação dos “ali cadastrados” às 7 horas. Retruquei a dizer que é melhor um pássaro à mão do que dois voando...
Conclusão eram 4hs e 10 min. debaixo de muita chuva, no taxi do senhor João, que penalizado, já que ficaria a sós apenas protegido pelo guarda chuva, se ofereceu fazer companhia. Com a chuva amainando, com quase 40 minutos, chega-se uma senhora a indagar se eu aguardava a vacina. Dando resposta afirmativa, disse que seria então a segunda a ser vacinada. Deixei o “conforto” da proteção visando acompanha-la, quando fomos os três surpreendidos por um cidadão que abriu a porta do posto a dizer que não ia ter mais vacinação, porque as senhas já haviam sido distribuídas as 10 pessoas. Retrucamos como distribuídas, se estamos aqui desde 4 horas e uma viva alma se chegou. O cidadão de forma truculenta, “mandou”que nós lêssemos a informação na grade do portão, que por acaso havia lido ao chegar a dizer que hoje dia 18 não haveria marcações de consultas médicas.Com certo sarcasmo mandou que lêssemos nas colunas. Dizendo então que a distribuição foi feita ontem a tarde. Claro que nos insurgimos a perguntar o que faríamos diante do que nos foi passado. Limitou-se a dizer que não era problema dele pois era apenas um funcionário e que reclamasse a quem de direito, pois não tinha nada com isso.
Infelizmente aqui estou a me valer do slatual coluna social, onde possuo meu espaço com a sessão Crônica, para expor a forma pelo qual o idoso infelizmente, vem sendo tratado no seu dia a dia. Porque então não agruparam esta insignificante dosagem (10 doses) a nova possível remessa Não seria mais condescendente ? Mesmo telefonando a Secretaria Municipal de Saúde a contar este absurdo que segundo o responsável pelo posto, este procedimento partiu da secretaria, que segundo a interlocutora negou peremptoriamente, inclusive ia saber por que foi distribuída as senhas na véspera ? Em princípio, aceitamos as desculpas a nós oferecidas, mas não poderia deixar de expor à minha sessão ato tão deprimente e de mau caráter, onde o idoso mais uma vez é tripudiado nos seu direitos, sendo considerado uma peça de museu que só serve de estorvo...
Comentários: