São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

Estados e prefeituras não são empresas

as empresas visam tão somente o lucro e o governo visa o bem estar das pessoas

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
Estados e prefeituras não são empresas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Por Luís Cláudio de Carvalho

            Há duas semanas, no artigo em que louvei as principais iniciativas do governador mineiro Romeu Zema, afirmei que “a administração pública é muito diferente da administração de empresas”. E complementei que “as empresas visam tão somente o lucro. O governo visa o bem estar das pessoas, através de planejamento e execução de ações por servidores públicos, que também têm um perfil diferente dos trabalhadores das empresas privadas”.

            Já ouvi políticos e outras pessoas dizerem: “a prefeitura tem que ser administrada como uma empresa”. Não é bem assim. É fato que tem que haver gestão eficiente, bons resultados e controle de gastos, mas não para se fazer exatamente como se faz na iniciativa privada. O mesmo vale para os estados. Órgãos públicos têm funcionários concursados, servidores que atuam de maneira técnica. O prefeito e o governador podem, sim, imprimir um perfil técnico e nomear profissionais para ocuparem cargos, mas o viés político será sempre levado em conta. Não exatamente, e tão somente, no sentido de se cercarem de partidários e aliados políticos, mas no sentido de que existe a necessidade do diálogo. Tanto com as esferas superiores e inferiores, quanto com outros poderes, com os membros do governo e, especialmente, com os cidadãos. Na iniciativa privada, o proprietário ou executivo toma a decisão que quiser, ordena aos subordinados, cobra resultados e os lucros ou os prejuízos são de sua inteira responsabilidade.

Leia Também:

            Entre outros estados brasileiros, o de Minas Gerais encontra-se em situação de calamidade financeira e as consequências das decisões do governador podem ser desastrosas, caso não opte pelo diálogo, sobretudo com os prefeitos, e tente impor um novo modelo administrativo, sem levar em conta que se trata de administração pública. É claro que um novo modelo deva ser implantado, visto que o atual não cabe mais nos tempos modernos, mas não deve ser “a ferro e fogo”. Sempre defendi que a administração pública precisa se modernizar e contrabalançar a técnica e a política, em que a técnica se sobreponha, sem anular a política. Portanto, embora continue apoiando as principais ações do governador Zema, entendo que a implantação do novo modelo proposto por ele deva ser gradual e cercada de cuidados. Do contrário, a política, que ainda tem uma influência enorme na administração pública, aliada aos apuros financeiros que os prefeitos vêm passando para administrar seus municípios, poderá impedir avanços e, até mesmo, a continuação do seu mandato.

Comentários:
São Lourenço Atual

Publicado por:

São Lourenço Atual

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!