São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

Eu já sabia

Ainda bem. Do contrário, seria pior

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
Eu já sabia
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Por Luís Cláudio de Carvalho

O Brasil acompanhou, no início desse ano legislativo, as eleições dos presidentes da Câmara e do Senado Federal. Os deputados federais, com muita tranquilidade e em comum acordo com o governo, reconduziram ao cargo Rodrigo Maia (DEM). Os senadores, após muitos tumultos, vexames e "socorro" do STF, elegeram o desconhecido Davi Alcolumbre (DEM), também candidato do governo, declarado após protestos e vetos ao nome do candidato inicial, Renan Calheiros (MDB). As duas eleições foram resultados de articulações, negociações e conchavos, ações normais nos parlamentos, que são espaços essencialmente políticos e a alma da democracia. Que o presidente Bolsonaro, ao contrário do que propalou durante a campanha eleitoral, ia ter que negociar com a classe política, eu já sabia. Ainda bem. Nenhum governo consegue êxito sem ter apoio da maioria da classe política ou, pelo menos, boa expectativa desse apoio. Sem negociação, e agora é que vão começar pra valer, não tem como aprovar as tão necessárias reformas.

O fato é que, conforme suspeitei com antecedência, a base do governo é o DEM, ex-PFL, oriundo da ARENA, com grande participação do PSDB, PTB, PP e até parte do MDB, partidos que têm lideranças envolvidas em escândalos e corrupções que vieram à tona nos últimos tempos. Para aqueles que acreditavam que o "Mito" seria diferente e ia ter equipe e apoiadores puritanos deve ter sido uma decepção. Para a maioria da classe política e das pessoas que têm alguma experiência na área, tudo transcorre normalmente. Particularmente, entendo que isso não compromete a expectativa de mudança. Se vai ser para melhor ou para pior, dependerá da firmeza e da capacidade de liderança e articulação do governo, coisa que Bolsonaro, por si só, não tem.

Publicidade

Leia Também:

Quanto à política e suas nuances, é extremamente importante que ela continue existindo e seja, até, fortalecida. É claro que as velhas práticas, especialmente as espúrias e de interesses puramente pessoais, necessitam ser abolidas. De uns tempos pra cá, está havendo uma demonização da política, especialmente por parte da imprensa e de alguns novatos, e isso não é bom. Anular a política é anular a democracia, a discussão, o debate e as qualidades daqueles que têm capacidade de liderança e de articulação. Os fatores positivos da política podem e devem ser usados para definir novos rumos e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Comentários:
São Lourenço Atual

Publicado por:

São Lourenço Atual

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!