São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

Inteligência

Certamente, você já deve ter reparado que o mundo está cada vez mais veloz?

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
Inteligência
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Certamente, você já deve ter reparado que o mundo está cada vez mais veloz? Coisas que até então eram certas e amplamentes conhecidas, estão sendo (re)formuladas, dando-nos a imagem de uma constante inconstância das estruturas do mundo e da sociedade. Um fato é que as ações humanas estão em um rápido desenvolvimento, ou decadência. De tempos em tempos, escutamos alguém proferir tal frase: "o dia não rende como antes", ou "não temos mais tempo para nada!". O som das letras adentra pelas veredas de nossos ouvidos, transformando nossa face em algo sombrio, ou bucólico. Em outras palavras, deixa a impressão de que estamos indo para um futuro mais dinâmico e acelerado, a um magnetismo alucinante que nos suga com alegria.

Estamos vivendo em um mundo onde tudo é operado, idealizado e construído em pouco tempo. Estamos na era de velocidades, e nela ninguém tem tempo para mais nada, sendo tudo realizado no menor tempo possível. É uma era extrema e feroz. Coisas feitas com esmero e com prudência estão sendo relegadas às esferas superiores de nossa sociedade pós-moderna, onde ainda reside tempo de saborear o mundo e seus detalhes.

Nos interiores e seus rincões, que abundam pelo Brasil, já existe, de certa forma, essa mentalidade "velocista". O tempo é muito mais dinâmico do que antes, e a modernidade já infiltrou-se nos mais diversos cantos do país.

Publicidade

Leia Também:

Todavia, há coisas em que acabamos esquecendo, ou negligenciando por falta de tempo ou por autoengano. Uma delas é a inteligência e a busca por ela. Como bem disse o filósofo Olavo de Carvalho: "Se há uma coisa que, quanto mais você perde, menos sente falta dela, é a inteligência. Uso a palavra não no sentido vulgar de habilidadezinhas mensuráveis, mas no de percepção da realidade. Quanto menos você percebe, menos percebe que não percebe. Quase que invariavelmente, a perda vem por isso acompanhada de um sentimento de plenitude, de segurança, quase de infabilidade. É claro: quanto mais burro você fica, menos atina com as contradições e dificuldades, e tudo lhe parece explicável em meia dúzia de palavras. "

Horizontes residem entre essas frases e letras! Também há muitas explicações para diversos problemas que estão em nosso cotidiano e que, se atentarmos bem às particularidades, poderemos nos desvencilhar deles com sapiência.

Não devemos nunca esquecer que o mundo exterior almeja nossa destruição. Deixar o poder na mão de outrem (o tempo) é ser refém de algo imprevisível e incerto. Desta forma, quando priorizamos nossa vida e nosso progresso intelectual e espiritual, avançamos milhas e mais milhas além do tempo.

O zelo por si é algo sagrado, portanto, ele deve ser priorizado por cada um como uma fé diária. A inteligência deve ser conquistada dia após dia, pois só assim nos distanciaremos das mazelas que imperam no mundo. O tempo é algo certo, mas podemos e devemos moldá-lo ao nosso bel prazer.

Comentários:
São Lourenço Atual

Publicado por:

São Lourenço Atual

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!