São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

Não ao revanchismo e ao terceiro turno

O momento deve ser de esperança. Tanto no sentido de esperar o tempo passar, quanto no que os eleitos façam um bom governo

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
Não ao revanchismo e ao terceiro turno
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Por Luís Cláudio de Carvalho

           Os candidatos e os partidos que perderam as eleições precisam ter a responsabilidade de não alimentar o revanchismo e nem incentivar o terceiro turno. Têm o direito de se lançarem na disputa novamente, mas, antes, têm que entender o recado das urnas e fazer uma autocrítica. Não podem cometer os mesmos erros que Aécio, o PSDB e seus aliados cometeram há quatro anos. Principalmente o PT e seus partidos satélites, que tanto criticaram tal atitude. Quem não aprende com os erros e com as suas próprias experiências ou com os acontecimentos passados não pode propor nada para o futuro.

          É natural que logo em seguida à apuração dos votos, ainda no calor da disputa e com os nervos à flor da pele, tanto pela vitória quanto pela derrota, algumas pessoas não tenham a serenidade necessária para se manifestarem. Alguns acabam influenciados pela euforia do momento e falam ou agem fora dos padrões. Mas espera-se que, passado esse momento, voltem a se comportar com naturalidade. Refiro, até então, aos eleitores, cidadãos comuns. O que não podemos aceitar é que pessoas públicas, lideranças, políticos e, principalmente, candidatos participantes do pleito, não tenham a postura necessária, se negando a aceitar os resultados das urnas e a vontade popular.

Publicidade

Leia Também:

          Embora as recentes eleições tenham contado, na fase da campanha eleitoral, com um enorme número de fake news, e alguns eleitores e candidatos tenham colocado em dúvida a confiabilidade das pesquisas de intenção de voto e das urnas eletrônicas, o processo foi extremamente democrático e isento de qualquer tipo de fraude. O mínimo que devemos fazer é reconhecer as eleições limpas e democráticas e aceitar a vontade popular. É muito cedo para fazer qualquer avaliação do presidente eleito. Portanto, não cabe qualquer tipo de manifestação ou protesto por parte dos partidos e dos candidatos concorrentes.

          Nunca esquecerei de uma de minhas primeiras ressacas eleitorais. Em 1996, levamos um "chocolate" do Nega Veia nas urnas. Nossa chapa majoritária era formada pelo Carlinhos Sanches e Dr. Gabriel. Elegemos a Bernadete Guimarães e o Dr. Márcio Santiago para a Câmara Municipal. Em uma das primeiras reuniões do partido após a eleição, com muitos companheiros inconformados e exaltados, alguns propuseram uma reação imediata de oposição ao Nega Veia; a Bernadete levantou e disse, com muita convicção: "oposição burra eu não faço". Ela defendeu que se esperasse pelo menos alguns meses, para o novo prefeito tomar pé da situação e iniciar suas ações. E, como sempre, estava certa. Depois de vários meses ela começou a exercer seu papel fiscalizador e deu início às primeiras denúncias contra a administração municipal.

          O momento deve ser de esperança. Tanto no sentido de esperar o tempo passar, quanto no sentido de esperar que os eleitos façam um bom governo.

Comentários:
São Lourenço Atual

Publicado por:

São Lourenço Atual

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!