São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Domingo, 15 de Setembro de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

O recado das urnas

Cabe aos políticos interpretá-lo e aos seus autores a coerência de se adequarem a ele

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
O recado das urnas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Por Luís Cláudio de Carvalho

             Em todas as eleições, as urnas dão um recado. Cabe aos políticos interpretá-lo e aos seus autores a coerência de se adequarem a ele. Nas eleições desse ano o recado foi muito claro. Os eleitores disseram não ao caciquismo, aos partidos tradicionais e às velhas práticas políticas. Ficou explicitada, também, a reprovação à corrupção. O próprio processo eleitoral também deu seu recado, se mostrando eficaz, com o fortalecimento das pesquisas de intenção de voto e a confiabilidade das urnas eletrônicas. As previsões de erros e de fraudes não se sustentaram.

            Embora tenha havido atenção exageradamente voltada à eleição do presidente da República, houve uma preocupação com os legislativos, com uma grande renovação no Senado, na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas. Um pouco por conta dos acirramentos nas disputas nas chapas majoritárias, mas também pelo espírito de mudanças que aumentou nessas eleições, os eleitores mandaram nomes fortes e tradicionais da política, alguns com décadas de mandatos, pra casa.

Leia Também:

            Especificamente no que diz respeito ao caciquismo, a maioria dos indicados pelas cúpulas partidárias, especialmente dos grandes partidos, não obteve êxito nas urnas. Alguns pagaram o preço por suas ações passadas e outros pelos “pecados” de seus líderes e aliados. O importante é que os eleitores demonstraram maturidade e consciência política, deixando claro que cada um é dono de seu próprio voto. É claro que ainda existem aqueles que “vão na onda”, acompanhando a maioria, para não perderem o voto. Mas houve um progresso considerável da cidadania.

            As velhas práticas políticas não prosperaram, dando vez às novas formas de fazer política e campanhas eleitorais. A instantaneidade da internet e das redes sociais mostraram a eficiência da tecnologia e o barateamento das campanhas. Uma boa oportunidade para acabar com o horário eleitoral obrigatório no rádio e na TV. Atualmente, a concorrência desleal, promovida pelo poder financeiro, ficou menor.

            Quanto aos autores do recado, os eleitores, estes deverão se adequar ao recado dado, sendo coerentes com o que estão propondo. Afinal, a corrupção não é exclusividade dos políticos, candidatos ou partidos. Ela está pertinho de nós e precisa ser vigiada e combatida constantemente. O comportamento do cidadão deve ser o maior exemplo à classe política e à sociedade. Que essas eleições representem uma grande mudança. Pra melhor, é claro.

Comentários:
São Lourenço Atual

Publicado por:

São Lourenço Atual

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!