Organize-se...!
Feliz por me ver perpetuado no acervo ferroviário do Museu do Trem em São João Del Rei, em que me vi através de algumas fotografias junto a Maria Fumaça 245 à cidade de Campanha, MG, tiradas pelo meu saudoso pai: Luiz Ayres, em que junto a locomotiva conduzindo uma almotolia lubrificava os pistons da máquina, talvez como figuração, retomamos ao rumo turístico em direção a outras localidades, cuja finalidade além do turismo em si, eram as culturas regionais que tanto nos fascina e engrandecem.
Ao chegarmos à cidade de Bocaina de Minas, dado ao adiantado da hora, optamos por um simples, porém simpático hotelzinho, onde toda a atenção nos foi dispensada pelos proprietários, casal de meia idade, extremamente humilde, de hábitos bem interiorano e com aquele linguajar caraterístico do mineiro, Uai!.
Enquanto preenchíamos as fichas de permanência debruçado num velho e majestoso secular balcão em jacarandá, onde arabescos entalhado artisticamente sobressaiam sem qualquer desgaste pelo tempo, cuidadosamente conservado e polido, um pequeno cartazete, amarelado emoldurado fixado à parede frontal, que ao lê-lo, nos causou muita curiosidade e nos tocou bastante dada a profundidade até certo ponto filosófica do seu conteúdo, a começar pelo sugestivo título da mensagem: ORGANIZE-SE...
“ Você abriu, feche. Acendeu, apague. Ligou, desligue. Desarrumou, arrume. Sujou, limpe. Esta usando algo, trate-o com carinho. Quebrou, conserte. Se não sabe consertar, chame alguém que o faça. Para usar o que não lhe pertence, Peça licença. Pediu emprestado, devolva de preferência no estado que encontrou. Não lhe diz respeito, não se intrometa. Não sabe fazer melhor, não critique. Não vai ajudar, não atrapalhe. Prometeu, cumpra. Ofendeu, desculpe-se. Não lhe perguntei, não dê palpite. Falou, assuma. Utilizou a privada, acione a descarga. Concordou, não conteste. Discordou destes preceitos, lamento por sua organização!!!”
Dirigindo-me ao hoteleiro, a elogiar a excelente e didática sugestão, o mesmo um tanto acabrunhado me confidenciou, que na verdade aquele cartazete o havia deixado contrariado, pois passou a ser uma faca de dois gumes, já que vários hóspedes exigiam abatimentos nas diárias, alegando que não pagariam as arrumadeiras dos quartos, por haver se “ organizado” como prevê a sugestão ali afixada, ou seja; desarrumou, arrume!
Piadas à parte resolvi me organizar trazendo a vocês leitores, esses preceitos onde cada qual procure fazer o seu exame de consciência sobre a possibilidade em ser um cidadão organizado... Afinal ser organizado é direito de todo cidadão durante sua vida.
Moral da história: A sabedoria popular, baseada na vivência do cotidiano através da linguagem simples e pitoresca, trás a luz da inteligência a sua cátedra profunda do conhecimento. Portanto, pense nisso organizando-se e não se torne um pitoresco!!!
Nada como reconhecermos uma simples chamada educativa interiorana, cujo objetivo tem em nos proporcionar uma qualidade importante para seguirmos na nossa vida... A falta de organização em qualquer setor, , sempre vem demonstrar o quanto somos desorganizados a nos trazer as complicações e por isso pedimos: Organize-se
Comentários: