São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Sabado, 07 de Setembro de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Geral

Um instante de felicidade...

E como ficaram felizes...

José Luiz Ayres
Por José Luiz Ayres
Um instante de felicidade...
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um instante de felicidade

 

            Sensibilizado e porque não um tanto envaidecido, pelas palavras elogiosas ouvidas de um casal, que nas poltronas ao lado participava do agradável passeio turístico no Trem das Águas, sobre a mensagem inserida na embalagem da aguardente oferecida pelas recepcionistas durante a viagem, fiquei a observar o diálogo que o casal passou a manter com outro casal de idosos, que também endossava os elogios, por se considerar daquele momento diante um “bem vivido”. Sobre risos demonstrando descontração, disseram que gostariam de poder conhecer o espirituoso e poético autor daquela tocante mensagem, cuja inspiração de fato trazia aos que lesse, um raro momento de reflexão e respeito pelo amor a Vida.

Leia Também:

      Encabulado, mesmo me sentindo orgulhoso, não tive  coragem de me apresentar, pois preferi manter-me incógnito a ter que assumir e revelar a “paternidade” de uma simples mensagem de cunho publicitário. Entretanto sem esperar, o senhor dirigindo-se a mim, indagou se eu havia lido e passou-me as mãos a garrafinha. Educadamente, conhecendo o texto, claro, aceitei o gesto, li e a devolvi. O outro cidadão, sorrindo descontraído, perguntou-me em que faixa etária me colocaria. Meneando a cabeça, respondi que em todas, pois curto bastante o passeio, como um jovem fosse, me inspiro nas paisagens através das janelas do vagão e no romantismo para incitar os momentos amorosos, e  me considerando também um eterno bem vivido. Afinal, tive a felicidade a minha infância, de participar, viver e conviver com o lirismo deste trem, que agora trouxe e traz àqueles que dele desfrutam, nesses 20 km de trilhos até Soledade, um pouco de amor através dos tempos, cujas recordações nos faz reviverem sobre os ruídos das rodas, o odor da lenha queimada,  os apitos, a pureza e a paz que tanto desejamos para viver nos dias de hoje.

            O senhor, que se intitulava “bem vivido”, então resolveu contar que teve nesta ferrovia (RMV) o início de sua vida profissional como funcionário dos Correios e Telégrafos, onde por 18 anos na função de postalista, operou no trem neste sul de Minas a percorrer vários ramais atendendo inúmeros municípios. Entretanto, em 1943, por ser conhecedor dos idiomas inglês e Frances, foi convocado pela sede, por imposição da Direção Geral, a trabalhar na censura dado a guerra, como “violador”, digo; censor de correspondências. Sem poder recusar a ordem, deixou por três meses o trem, retornando após ser considerado “incapaz”, por não ter interceptado uma única carta suspeita. Confessou, que durante o período que serviu à censura, nunca violou uma correspondência. Não tinha coragem de fazer. Foi como fez questão de dizer, realmente um incapaz graças a Deus.

            Hoje aos 84 anos, retornou a São Lourenço visando reencontrar o passado que deixou há 45 anos, sob as malhas ferroviárias de Minas Gerais, que hoje pelo Trem das Águas, descortinando quase as mesmas imagens, tenta recordar, retrocedendo no tempo à memória, cuja saudade ainda permanece indelével no peito, agora como passou a intitular-se, de um “bem vivido” e não como nostálgico ancião atrelado à suposta esclerose e senilidade debruçada num varandão de saudades, que certamente serão como tantas outras memórias, apagadas implacavelmente pelo tempo, como a fumaça das Marias eram extintas pelo sopro da brisa, do vento e do apito lamentoso, cujo eco calou-se para sempre entre as montanhas de Minas Gerais e obviamente do Brasil, sem que houvesse pelo menos um resguardo à história, em respeito ao passado poético, onde uma afortunada geração pode desfrutar. Portando, se você desejar reviver ou ver esta raridade, venha curtir o trem das Águas aqui em São Lourenço, pois lhe garantimos no mínimo que encontrará um instante de felicidade!

            O bom da nossa vida é poder desfrutar de momentos, que permaneceram indeléveis a nossa mente. Veja por exemplo, este casal aqui exposto a nossa narrativa, que depois de quase cinquenta anos retorna ao  seu passado, realizando uma simples, porém, deliciosa viagem de trem, a trazer de volta uma época, que certamente marcou parte de sua vida e hoje em total alegria, recupera o bom momento que viveu.

 Demonstrando esse bom humor explícito em seu semblante, nos deixou transparecer o quanto esta singela viagem, trouxe a ele, não um pouco, mas imenso prazer em sentir o quanto  esse momento, o faz e o fez feliz através do tempo, que implacável, nos vai consumindo  nossa vida...

            Obrigado seu Adroaldo, por nos brindar com  um pouco  da sua história, a engrandecer nosso acervo “Na Fumaça do Trem”, cujo conteúdo não para de crescer... Diante destas narrativas tão contundentes que se chegam aos nossos olhos e ouvidos, as quais procuramos repassá-las aos leitores.

Comentários:
José Luiz Ayres

Publicado por:

José Luiz Ayres

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!