Em São Lourenço, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Paralisia Infantil, e o Sarampo já atingiu 82,03% da população alvo. A campanha encerra na sexta-feira, 31, e precisa atingir 95% das crianças com idade entre um ano e menores de cinco para que haja uma cobertura vacinal ideal.
Dados do Sistema Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (MS), apontam que até o momento 1.666 crianças já foram imunizadas contra as duas doenças na cidade. Para atingir a meta mínima exigida pelo MS, a Secretaria Municipal de Saúde precisa vacinar pelo menos 1.941 crianças entre as 2.031 que compõe a população alvo.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Andreia Mendes Flori, vacinação é de extrema importância, pois o Sarampo já foi reintroduzido em Minas Gerais e causa pneumonia, otite média, encefalite, que é um tipo de infecção cerebral, e lesão cerebral. A Paralisia Infantil afeta o sistema nervoso e pode levar a paralisia da pessoa.
“Ainda faltam 340 crianças para serem imunizadas e alcançar a meta mínima do ministério. Já fomos nas escolas municipais e particulares. Fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação para que fossem enviados bilhetes nas agendas alertando os pais para a vacinação. Em uma das escolas particulares que visitamos, encontramos 32 crianças sem as vacinas. Conversamos e tentamos conscientizar para que entrassem em contato com os pais e que eles levem seus filhos para receber as doses das vacinas”, disse a coordenadora.
As vacinas estão disponíveis em sete unidades de saúde da cidade: Unidades Básicas de Saúde da Vila Carneiro, Porta do Céu, São Lourenço Velho, Carioca, Nossa Senhora de Lourdes, Biquinha e Policlínica Municipal. As crianças receberão duas doses. Uma é em gotas e protege contra a Paralisia Infantil. A outra dose é injetável. Além do Sarampo, protege contra a Rubéola e Caxumba.
Comentários: