São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Cidade

Alto volume de chuvas previstos em MG não transbordará o Rio Verde

O rio verde está apenas 22 cm acima do nível normal e não apresenta risco de transbordamento

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
Alto volume de chuvas previstos em MG não transbordará o Rio Verde
O coordenador da Defesa Civil, Eduardo de Souza, alinhou um plano de ação com o Corpo de Bombeiros de São Lourenço/Foto: Redes Sociais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma nota divulgada pela coordenadoria de Defesa Civil de São Lourenço informou que um grande volume de chuva ocorrerá em Minas Gerais entre esta quinta-feira, 23, até às 12h do sábado, 25. Isso não fará com que o Rio Verde transborde causando enchente na cidade.

Para toda Minas Gerais o acumulado de chuva é de 250 milímetros de água para as próximas 72 horas e a previsão de chuva para a região é de 100mm, podendo nem ocorrer as precipitações. Segundo o coordenador de Defesa Civil, Eduardo de Souza, não há risco de enchente.

“Pedimos para a população que não acredite em boatos sobre Tromba d’Água ou Cabeça d’Água e cheia do Rio Verde. Pedimos também que as pessoas não espalhem notícias sem ter certeza do que está acontecendo, pois isso cria pânico na população e dificulta o trabalho da Defesa Civil. As pessoas devem encontrar em contato diretamente com a Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros em caso de dúvidas, disse Eduardo de Souza.

Publicidade

Leia Também:

Ainda de acordo com a nota, o Rio Verde está abaixo da média em comparação aos anos anteriores, estando apenas 22cm acima do seu nível normal. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já têm um plano de ação alinhado para atuar caso de fortes chuva.

Para acompanhar em tempo real o nível do Rio Verde em São Lourenço, as pessoas podem acessar o link da estação hidrológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) instalada na Ponte da Estação.

Confira as medidas de proteção da defesa civil

1) Evitem deixar lixo nas calçadas, eles entopem os bueiros e causam sempre mais transtornos. Coloque sempre o lixo no horário próximo da coleta.

2) Os moradores que estão em área de risco de alagamento fiquem atentos, pois poderá haver pancadas de chuvas em curto espaço de tempo podendo causar transtornos. Moradores próximos aos Córregos Tijuco Preto, Esperança e Miguel bem como Moradores do Beco 901;

3) É importante que os moradores estejam monitorando a estrutura da casa para saber se há risco de desmoronamento em caso de chuva forte. Em caso de rachaduras e buracos, é importante deixar o imóvel antes do início das chuvas.

4) Acompanhe também as condições dos morros e encostas. Se perceber a presença de crateras que parecem aumentar com o passar dos dias, é recomendável entrar contato com a Defesa Civil para que ela avalie se há a necessidade de evacuar a área.

5) Lembre-se, precisando de auxílio em situações de emergência, você deve ligar para o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) ou 99182-0121 (plantão defesa civil).

Mais informações em https://www.facebook.com/defesacivilslmg

 

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!