Os alunos da Escola Municipal Frei Osmar Dirks tiveram uma manhã diferente. Eles receberam a expedição dos Cavaleiros da Cultura que foram doar livros aos alunos. Eles receberam um kit composto por cinco livros. A viagem que vai percorrer nove municípios mineiros é uma preparação para a Festa Literária de Minas Gerais, que acontece na cidade de Rio Novo.
Os quatro cavaleiros, entre eles o neto do arquiteto Oscar Niemayer, Carlos Oscar Niemayer, chegaram a cavalo na escola, o que causou encantamento nas crianças. Após cantarem uma música de boas vindas aos cavaleiros, os alunos puderam se aproximar dos animais, acaricia-los e fazer perguntas sobre a viagem e cavaleiros.
Na quadra da escola, as crianças receberam os kits de livros com conteúdos educativos. As obras são: A bruxinha dos nós, Mais um prato para Pedrinho, Conectados, O grãozinho de areia em cordel e Caminho da Cidadania.
Para a diretora da escola, Alcione Framil, a ação vai contribuir para a formação das crianças e para despertar o interesse na leitura. “A criança levando esses livros para casa, os pais e demais parentes vão ter contato com a leitura. Isso vai proporcionar um momento prazeroso junto com a leitura. Há famílias que não tem contato com livros e a criança vai dar importância porque o livro é dela”, disse a diretora.
O ideliazador e coordenador do projeto, Carlos Oscar Niemayer, neto do arquiteto Oscar Niemayer, destaca que o material é voltado para o incentivo à leitura das crianças. “Nós nos sacrificarmos viajando a cavalo para chegar e encontrar as crianças ávidas a receberem um presente. Esse presente ser um livro, é onde a gente pode interferir e criar a perspectiva de um futuro melhor para as crianças. Quando meu avô completou 100 anos brincamos que iriamos fazer uma cavalgada em sua homenagem e ele disse para levarmos livro para cada lugar que você fôssemos, destacou Carlos.
De acordo com o coordenador do projeto, foi nessa fala do arquiteto Oscar Niemayer que a Associação Cavaleiros da Cultura foi criada. “Nesse tempo de trabalho da associação já foram distribuídos mais 1 milhão de livros. Os livros sempre têm uma mensagem interessante para as crianças e, além de incentivar a leitura, ajudam no resgate de crianças em situação de vulnerabilidade”, disse Carlos Oscar Niemayer.
Os cavaleiros ainda distribuiram as obras infantis no Projeto Cre Ser
A cavalgada
Desde a segunda-feira, 12, na estrada, os cavaleiros chegaram nesta quarta-feira, 21, em São Lourenço. A cavalgada é um evento preparatório para a Festa Literária de Minas Gerais, na cidade de Rio Novo, onde está sediada a Associação Cavaleiros da Cultura.
Este ano, eles estão percorrendo 250 quilômetros no roteiro turístico de Nhá Chica, que será lançado pelo SEBRAE nesta quinta-feira, 22, em Baependi. O percurso, com 11 trechos distribuídos em nove municípios, tem início em Tiradentes e passa por Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, São Sebastião da Vitória, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu, Soledade de Minas e São Lourenço.
Fliminas
A Festa Literária de Minas Gerais acontece entre os dias 6 e 8 de setembro em Rio Novo. A programação contará com mais de 100 atrações, todas gratuitas. Entre elas estão espetáculos teatrais, cortejos, palestras e debates, encontro com autores e lançamento de livros, contação de história e sarau, distribuição gratuita de livros, exposição fotográfica, além de shows diários.
Comentários: