SÃO LOURENÇO ATUAL

MENU
Logo
Sábado, 04 de julho de 2020
Publicidade
Publicidade

Cidade

Após negar casos suspeitos, prefeitura confirma presença de Covid-19 em São Lourenço

Há pelo menos cinco dias o caso confirmado está em isolamento em São Lourenço

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A secretaria de Saúde de São Lourenço confirmou no início da tarde desta quinta-feira, 19, o primeiro caso de coronavírus em São Lourenço. A confirmação veio após a Vigilância Epidemiológica receber, no sábado, 14, o paciente do Rio de Janeiro aguardando o resultado do teste para o Covid-19 e negar durante a semana a presença de casos suspeitos na cidade.

O caso trata-se de um rapaz italiano que chegou de viagem com a namorada do país de origem e veio fazer quarentena em São Lourenço após colher o material para realização dos exames na capital fluminense. Ele chegou na cidade em um ônibus de uma empresa que opera comercialmente a linha Rio de Janeiro X São Lourenço e foram os únicos a desembarcar na cidade antes do veículo prosseguir viagem com mais passageiros.

“Foi feita a coleta dentro do hospital onde foi ele foi atendido e veio para nossa cidade de ônibus e de máscara, conforme a orientação que recebeu. Foi abordado por mim e coloquei ele de quarentena esse tempo todo. O resultado saiu positivo ontem lá da cidade do Rio de Janeiro”, afirmou Ana Cristina Gonçalves, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de São Lourenço.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, o período de quarentena do paciente já está próximo do final e não apresenta risco de contágio. “O paciente está bem e não oferece risco para a população de São Lourenço. Tenho contato diário com ele através das visitas. Do que ele precisa entra em contato comigo e eu providencio” disse a coordenadora.

Já o médico e coordenador do Pronto Socorro do Hospital São Lourenço (HSL), Leonardo Godoi, ajudou a orientar a Vigilância Epidemiológica quanto a condução do caso até então suspeito e velado pelas autoridades do município.

“Discutimos o caso juntos. Estava assintomático. Apesar do quadro gripal estava estável. Uma médica do PSF avaliou o paciente e estávamos vigilantes o tempo todo. Em momento algum ele saiu de casa e ficou o tempo todo de máscara. A namorada dele não deu positivo para o coronavírus. Se houver um caso de contaminação comunitária na cidade, não será ele o propagador”, explicou o médico.

“O casal do Rio de Janeiro foi o único a descer em São Lourenço. Os demais foram contactados e estão sendo monitorados”, complementou Leonardo Godoi.

Negativa de casos

O secretário de Saúde de São Lourenço, Wilton José Negreiros, negou em entrevistas ao São Lourenço Atual e ao menos em uma rádio local a presença de casos suspeitos no município.

No final da tarde de segunda-feira, 16, questionado dentro do HSL sobre esse paciente vindo do Rio de Janeiro, o secretário negou que esse fosse um caso suspeito. “Na verdade, não existe caso suspeito. Houve um caso de uma pessoa que veio do Rio de Janeiro, estava na Itália, foi atendido no Rio e está aguardando resultado (dos exames). Só que essa pessoa por livre e espontânea vontade resolveu vir para São Lourenço. A Vigilância Epidemiológica tem acompanhado diariamente essa pessoa e está aguardando resultado”, disse o secretario

Créditos (Imagem de capa): O pronunciamento para confirmar casos do Covid-19 em São Lourenço após negarem a existência de suspeitos/Foto: Reprodução vídeo PMSL

Comentários:

Deixe sua mensagem para a redação ;)