Foi aberto na sexta-feira, 21, o 3º Cantáguas, Festival de Corais. No primeiro dia do evento, que segue até o domingo, 23, 15 corais subiram no palco do Centro de Convenções do Hotel Granada.
Ao todo, os corais cantaram 45 músicas, uma vez que cada um apresentou três canções. Os coralistas cantaram músicas em português e em outas línguas, das populares até as mais clássicas. Os arranjos musicais que acompanharam os corais foram mecânicos e aqueles tocados ao vivo por tecladistas.
Os corais que se apresentaram neste primeiro dia foram Vozes da Cela, do presídio de São Lourenço, Canto Livre de Praia Grande, Monte das Oliveiras, Sol Maior, Mater Nostra, Oficina de Canto, Coral da Vila, Encanta Rio 2, Coral da ASAP, Coral Nossa Senhora de Loreto, Coral Divina Misericórdia, Coro da Universidade Estadual de Londrina, Coral do Clube Ginástico Português, Coral Grupo Vocal Clave de Sol e Coral Total.
Além dos corais, o público contou com a abertura da poetiza Guiomar de Paiva Brandão, que recitou a poesia Casa de Vó, de autoria própria. Em dois intervalos de corais, foram apresentados os interlúdios com Anderson Bacha e Paulo Freitas tocando Contrabaixo e Guitarra, respectivamente, além da Soprano Tauana Romanelli acompanhada do teclado.
A maestrina Marisa Landucci Monteiro veio da cidade de Praia Grande, SP, com o coral formado, em sua maioria, por mulheres aposentadas. O coral é movido pelo retorno de alegria e amor transmitido pela música. “É a primeira vez que participamos do Cantáguas. Ele tem uma proposta muito boa e é muito organizado”, disse Marisa Landucci Monteiro.
Atrações de sábado
O evento continua neste sábado, 22, com uma programação extensa. A primeira parte das apresentações começa às 8h na Catedral de Bambu. Durante toda manhã o Parque das Águas receberá os corais, além dos interlúdios com apresentações de danças da Vitrine da Dança Deise Dutra e Espaço de Dança Auyra Ferrer. Outro interlúdio será com a poesia interpretada por Gisela Glauce Sebastiene Coelho.
A partir das 14h acontecerão as apresentações sociais nos Asilos São Francisco, São Vicente de Paula e Casa de Maria, além do Hospital, onde também haverá apresentação na hemodiálise. Às 15 horas o Coral Divina Misericórdia fará um concerto na Igreja Nossa Senhora de Fátima em comemoração aos 25 anos de existência. Às 18h o evento volta para o Centro de Convenções do Hotel Granada e mais 15 corais se apresentarão.
Comentários: