São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Audiência pública discute mudanças no trânsito com a população

Cidade

Audiência pública discute mudanças no trânsito com a população

Um dos encaminhamentos foi a suspensão das alterações por 60 dias

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 21, uma audiência pública na Câmara Municipal de São Lourenço para discutir as mudanças no trânsito da cidade. O principal motivo das discussões das alterações é o horário de carga e descarga no centro da cidade, que passaria a ser realizado entre 19h e 9h.

Diversas instituições, empresários, pessoas da comunidade e profissionais liberais da área de frete, entre outras apresentaram os pontos de vistas sobre a questão e puderam apresentar propostas para melhoria do trânsito. A audiência pública foi conduzida pela Comissão de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Habitação do poder legislativo e contou com a participação da SL Trans e Conselho Municipal de Trânsito (Comutran).

Os comerciantes trouxeram a proposta de adiamento das primeiras modificações no trânsito, que estavam previstas para se iniciarem no próximo domingo, 25, e participação efetiva nas discussões delas. Além da mudança do horário da carga e descarga, a primeira etapa envolve inversão de mão de direção das ruas Coronel Ferraz, que passaria a descer, e a Wenceslau Brás passaria a subir entre a Avenida Dom Pedro II e a Rua Coronel José Justino.

De acordo com o diretor institucional da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), Luiz Cesar Pereira Negreiros, a preocupação com as alterações é com a população como um todo e não somente com os empresários e comerciantes.

“Nós do CDL não recebemos nenhum convite para participar da elaboração desse projeto. Essa é uma mudança estrutural que tem que ser levada ao conhecimento da população para que se avalie e faça a mudança sem ter que voltar atrás. Pedimos que seja adiada a implantação do projeto, não só o de carga e descarga, mas de todo trânsito para discutir com a sociedade como um todo. Isso vai mexer com todo mundo. Se mudar a carga e descarga vai acontecer um desabastecimento na cidade. Entramos em contato com os nossos fornecedores e é impossível abastecer a cidade nesse novo horário” argumentou o empresário.

Já o São Lourenço Convention e Visitors Bureau (SLCVB) reivindicou uma vaga no Comutran. “A proposta é que façamos parte do Comutran, uma vez que representamos o turismo, que é a segunda mola mestra da economia do município” disse Walter Dutra Marques, secretário do Convention e conselheiro de turismo de São Lourenço pelo Sindicomércio.

O Sindcomércio ponderou sobre a carga e descarga. “Nossa proposta é que a carga e descarga seja entre 8h e 18h, porém com veículos menores. Nesse mesmo horário podemos ter vagas compartilhadas e regulamentadas pelo poder público”, sugeriu Valéria Clara de Oliveira Carmo, presidente da instituição.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) e membro do Conselho Gestor do Plano Diretor, Hamilton Sebastião Silveira, o plano de trânsito não foi apresentado para o conselho, que possui representantes de diversos segmentos da sociedade, inclusive os empresários.

“Esse assunto tem que ser discutido dentro do Plano Diretor da cidade, que está sendo construído. Atualmente estamos discutindo os loteamentos, que foi eleito como prioridade pelos técnicos, mas o trânsito faz parte do planejamento urbano”, ponderou Hamilton.

Entre os encaminhamentos da audiência pública está a suspensão das mudanças do trânsito até o dia 25 de janeiro para nova análise. “A participação da sociedade foi absolutamente democrática. Essa audiência mostra a abertura e vontade da prefeita municipal em escutar as propostas. O projeto de trânsito apresentado é técnico e não leva em conta as especificidades da cidade. Esse levantamento de pequenos pontos vai ser muito importante”, disse José Carlos Marques, presidente do Comutran.

O vereador Orlando Gomes, presidente da comissão responsável pela audiência pública, avaliou o evento como proveitoso para que a população pudesse apresentar as propostas. “O presidente do Comutran sanou as dúvidas apresentadas e os empresários se organizarão para criar uma comissão e, junto com o Comutran, entrar em um denominador comum”, avaliou o vereador.

 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Na audiência pública os cidadãos e segmentos da sociedades expuseram propostas e preocupações/Foto: SL Atual
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!