O mais tradicional e antigo bloco carnavalesco de São Lourenço, o Bloco do Pijama, sairá duas vezes este ano. Em Aiuruoca, saiu no sábado, 15, e na sexta-feira, 21, abrirá o Carnaval das Águas em São Lourenço.
Em São Lourenço, o bloco se concentra no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra a partir das 21h de sexta-feira com saída prevista para às 1h 30min do sábado. O percurso segue em direção a Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, passa pela Avenida Dom Pedro II e segue até a Getúlio Vargas. Na Getúlio Vargas pega a Avenida Comendador Costa em direção a Ilha Antônio Dutra novamente. O Bloco é encerrado na Praça do Rotary.
O Bloco do Pijama vai contar com dois trios elétricos ao som de música mecânica. Cada um dos trios elétricos terá um DJ diferente durante o desfile. “Esperamos este ano um público estimado em 30 mil pessoas de pessoas da cidade, vindas da região, Vale do Paraíba paulista, turistas, entre outros”, disse Lucélio Pimentel Noranha, o Paulista, organizador do Bloco do Pijama.
O repertório do bloco não contará com músicas que façam apologias a droga e nem a sexo. “O Bloco segue as recomendações de tocar marchinha, axé e outros estilos de músicas que não façam apologia ao sexo e drogas”, informou Paulista.
No dia 23, domingo, o Pijaminha vai fazer a alegria da criançada. Com concentração no teleférico, às 19h, o bloco sai às 19h 30min em direção a Praça Brasil, no centro da cidade.
Carnaval antecipado de Aiuruoca
Pela primeira vez, em mais de 30 anos de existência, o Bloco do Pijama vai sair mais de uma vez no mesmo ano. Foi o encontro de gigantes. O carnaval antecipado mais antigo do Brasil e um dos maiores bloco do sul de minas.
Em Aiuruoca, não teve trio elétrico nas ruas e sim um tom solidário na folia. A concentração começou às 21h na Quadra da Escola Maria José Ematne. Os primeiros foliões que chegaram de pijama e com 1 kg de alimento ganharam uma caneca especial do bloco.
Por volta de 22h 40 min o bloco saiu da concentração puxado pela bateria do Bloco dus Túlios, também de São Lourenço, em direção a Praça Monsenhor Nagel, onde todos os anos acontece o carnaval antecipado na cidade. Ao chegar na praça, foi recepcionado pela bateria Apito do Mestre. Ainda compôs a programação o DJ Matth Senatore.
Duas histórias
O carnaval antecipado de Aiuruoca, na 82ª edição, se deu a partir de uma proibição da paróquia local de realizar a folia, por ser considerada uma festa profana. A população se mobilizou e realizou o carnaval fora de época. Essa mobilização, além de fazer com que as pessoas caíssem na folia, deu a cidade o título de carnaval antecipado mais antigo do país.
O Bloco do Pijama surgiu da mobilização de amigos. Membros de uma mesma equipe de gincana, colocaram seus pijamas e foram para as ruas brincar o carnaval há 33 anos. A iniciativa foi crescendo até o bloco ser um dos maiores do sul de minas e atrair um público significativo para o carnaval da cidade.
Comentários: