São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Bombeiros orientam sobre queimadas em lotes vagos no período de estiagem

Geral

Bombeiros orientam sobre queimadas em lotes vagos no período de estiagem

Além dos riscos de perda do controle do fogo, trás riscos ao meio ambiente e saúde da população

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o clima seco e o período de estiagem, aumentam as queimadas em terrenos baldios e áreas rurais para fazer a limpeza das áreas. Junto com as queimadas, vêm os riscos de incêndio a residências, poluição e danos ao meio ambiente, problemas de saúde, entre outros.

O Corpo de Bombeiros orienta para que os proprietários dos lotes façam a capina e retirem o mato, mesmo que isso gere gastos, devido as consequências das queimadas.

“Quando o proprietário do terreno ateia fogo no lote, o fogo pode perder o controle e atingir as casas circunvizinhas e o incêndio tomar grandes proporções”, disse Carlos Alexandre, sargento do Corpo de Bombeiros de São Lourenço.

De acordo com o sargento, quando a pessoa notar um princípio de incêndio em lotes vagos, é preciso procurar orientações do Corpo de Bombeiros. “Acione os bombeiros quando notar que o fogo está aumentando e ficando descontrolado. Se o fogo não estiver progredindo e houver pouca vegetação, a pessoa pode tentar apagar com uma mangueira. Sempre acionar o Corpo de Bombeiros”, orientou.

Na maioria dos lotes vagos em que as pessoas ateiam fogo, o mato ainda não está totalmente seco, o que prejudica ainda mais a saúde. “O mato verde quando queimado produz mais fumaça e isso prejudica muito a respiração, principalmente de adultos e idosos”, explicou o sargento Alexandre.

Rodovias e áreas rurais

Os incêndios em beira de rodovias pode se alastrar atingir áreas de preservação ambiental e provocar acidentes. “Dependendo de onde o fogo é ateado, pode perder o controle e prejudicar áreas preservação ambiental. A fumaça ainda pode tirar a visibilidade dos motoristas e causar graves acidentes de trânsito”, disse o sargento.

Nas áreas rurais, o incêndio pode ser feito, desde que o proprietário faça o aceiro em torno do terreno com um metro e meio de largura a mais que o tamanho do mato. O Instituto Estadual de Florestas e a Polícia Militar do Meio Ambiente devem ser comunicado antes do incêndio.

“Ao ver uma pessoa ateando fogo em lotes, a Polícia Militar pode ser acionada para providencias, uma vez que a queimada configura crime ambiental”, finalizou o sargento Alexandre.

Operação Alerta Verde

Nesse período do ano, o Corpo de Bombeiros realiza em São Lourenço a Operação Alerta Verde, onde os bombeiros avaliam os lotes vagos da cidade. Aqueles que têm algum risco de incêndio, os Bombeiros notificam a prefeitura para que entre em contato com o proprietário para fazer a capina.

 

 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!