Teve início na manhã desta segunda-feira, 23, em todo país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Na primeira etapa serão vacinados idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Em São Lourenço serão oito pontos de vacinação que funcionarão entre 8h e 11h.
Os locais de vacinação são: Quadra da Escola Municipal Dr. Emílio Abdon Póvoa, para quem receberia a dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Canaã e Carioca, Praça do Batalhão de Polícia Militar (atendidos da UBS do São Lourenço Velho), Creche Cida Costa (UBS Vila Carneiro), Escola Municipal Manoel Monteiro (UBS Cafundó), Quadra da Biquinha (UBS Biquinha), Quadra da Escola Mário Junqueira Ferraz (UBS Federal e Policlínica), Pátio do SAAE (UBS Vila Nova) e Escola Municipal Melo Viana (população do centro).
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Lourenço, Ana Cristina Gonçalves, os locais de vacinação foram escolhido para evitar aglomerações de pessoas em locais fechados.
“Para essa primeira etapa recebemos 2.560 doses da vacina. Foi criada uma estratégia muito boa, seguindo orientações do próprio Ministério da Saúde, que é fazer a vacinação em locais abertos. Manteremos as pessoas distantes um metro umas das outras e seguiremos todas as recomendações que estão sendo dadas a todo momento”, explicou a coordenadora.
“As pessoas com dificuldade de locomoção ou que não podem sair de casa por algum motivo podem entrar em contato com a Saúde que tem uma equipe do Programa de Saúde da Família para fazer essa vacina”, disse Ana Cristina Gonçalves.
A campanha
Este ano, a campanha de vacinação contra a gripe comum iria começar em abril, mas foi adiada para março para auxiliar os profissionais na exclusão de casos de coronavírus e reduzir a procura por serviços de saúde.
O Ministério da Saúde disponibilizou 75 milhões de doses para imunizar cerca de 67,6 milhões de pessoas com a meta de atingir pelo menos 90% do público alvo. A campanha ocorrerá em mais duas etapas. A segunda etapa terá início no próximo dia 16 de abril e vai focar a imunização nos doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A terceira e última fase começará no dia 9 de maio tendo como prioridade as crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Comentários: