SÃO LOURENÇO ATUAL

MENU
Logo
Segunda, 17 de maio de 2021
Publicidade
Publicidade

Cidade

Centro de Apoio as Síndromes Gripais inicia atendimentos nesta sexta-feira, 23

Centro vai ampliar a testagem do novo Coronavírus

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Começa a funcionar a partir desta sexta-feira (23/04) o Centro de Apoio as Síndromes Gripais no Estacionamento do Parque das Águas. O objetivo do serviço é ampliar a testagem para detectar a Covid-19 em tempo oportuno atendendo pacientes com sintomas leves e descentralizar os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que possuem salas de espera compartilhadas.

A inciativa da Prefeitura de São Lourenço, com o apoio da Câmara Municipal, ainda vai contribuir com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) reduzindo atendimento de casos de menor gravidade e fazendo com que a unidade atenda somente os mais graves.

No serviço, o paciente passará por uma consulta médica após ser triado pelos profissionais de enfermagens antes de fazer um dos três testes disponibilizados no local. Os testes são indicados de acordo com o tempo de sintoma dos pacientes.

“Os pacientes passarão pela avaliação clínica do profissional médico que atenderá no Centro antes de fazer o exame. O teste a ser realizado será indicado pelo médico”, explicou Gislene Nogueira, diretora da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e coordenadora do Centro.

Os testes disponíveis são três. O PCR Antígeno dará o resultado em até 20 minutos e será utilizado em pacientes com 3 a 7 dias do início dos sintomas.  O outro será o RT PCR, realizado entre o 3º e 7º dia de sintoma e não tem o resultado imediato. O terceiro é o Teste Rápido IgM/IgG que é utilizado após 14º dia de sintoma e tem o resultado em 15 minutos.

O funcionamento do Centro acontece todos os dias entre 8h e 20h e a estrutura conta com consultórios médico, sala de triagem, sala de testagem, sala de apoio emergencial, copa, depósito de material de limpeza, sala de espera de resultado e recepção. 

O centro ainda contará com uma ambulância para remoção de pacientes, caso seja necessário, e o apoio do SAMU 192 e Corpo de Bombeiro para possíveis casos de Urgência e Emergência

Fonte/Créditos: Ascom/PMSL

Créditos (Imagem de capa): Ascom/PMSL

Comentários:

Deixe sua mensagem para a redação ;)