A cerimônia de comemoração dos 92 anos de emancipação política e administrativa de São Lourenço, realizada na manhã desta segunda-feira, 1º, foi especial este ano. O município ganhou mais um hexágono no monumento do Paço Municipal. Foi o nono hexágono, que passa a representar as nove décadas do município.
A cerimônia começou com o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e São Lourenço em frente ao prédio sede da prefeitura junto ao Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários e escoteiros, além da execução de músicas pela Banda Antônio de Lorenzo.
Logo após houve a inauguração do nono hexágono, que foi colocado somente dois anos após o 90º aniversário da cidade devido as obras de construção do prédio do Ministério Público de Minas Gerais. O monumento foi removido do local de origem e só foi recolocado no local de destino há pouco tempo.
O médico Felipe Gannam participou da solenidade de inauguração do nono hexágono e reforçou a importância do monumento e de se preservar a história da nossa cidade. “Hoje é o dia do regaste da nossa dívida com o historiador Sinésio Fagundes e com a nossa história. Na inauguração do monumento havia uma caixa onde foram colocados jornais da época, moedas, livro assinados pelos presentes e outros documentos. Ela foi guardada no meio do monumento para ser desenterrada no ano de 2027. Eu quero nossa história preservada e acho que todos devem querer. O ontem, somos nós hoje”, disse o médico.
A prefeita Célia Cavalcanti relembrou das dificuldades enfrentadas pelo governo municipal no ano passado em decorrência da falta de repasses do Governo do Estado e destacou as principais ações da gestão, a exemplo da obra da via Silvestre Ferraz. “Apesar de todas as dificuldades existentes, conseguimos manter os serviços em funcionamento, os salários dos servidores em dia e já pagamos a metade do 13º salário deles. Tenho muito orgulho de ser a primeira prefeita de São Lourenço”, destacou.
Desfile Cívico
O desfile cívico reuniu escolas públicas e privadas do município, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, o 57º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, a Subsecretaria de Administração Prisional (SUAP), Grupo de Escoteiros, escolas de dança, além de representantes de serviços municipais, a exemplo do SAAE e Unidade Básica de Saúde (UBS) da Federal.
As escolas municipais e o SAAE, junto com a cooperativa dos catadores de lixo, entraram na avenida com o tema do Meio Ambiente, destacado pela coleta seletiva. O 57º BPM desfilou com uma tropa representativa dos portfólios de serviços prestados pelo batalhão do policiamento de meio ambiente e trânsito.
Comentários: