São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Cultura e Entretenimento

Coralistas do Cantáguas irradiam alegria para São Lourenço através da música

O evento contou com a participação de 28 corais que se apresentaram por toda cidade

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
Coralistas do Cantáguas irradiam alegria para São Lourenço através da música
O coral Divina Misericórdia realizou um recital na Igreja da Federal para comemorar o jubileu de prata/Foto: SL Atual
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

O final de semana em São Lourenço foi irradiado por ondas sonoras das vozes dos coralistas que participaram do 3º Cantáguas, organizado pelo Instituto Coral Por Amor. Entre os dias 21 e 23 de setembro, 28 corais vindos de vários estados brasileiros se apresentaram em diversos locais da cidade. Além dos corais o evento contou com dança e poesia.

O principal local de apresentações foi o Centro de Convenções do Hotel Granada, onde os corais participantes se reuniram nas noites de sexta-feira, dia da abertura, e sábado. Além desses locais os coralistas se apresentaram nos asilos São Vicente de Paulo, São Francisco, Casa de Maria, Hospital de São Lourenço e Hemodiálise, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Basílica Menor São Lourenço Mártir e Praça João Lage, a Praça Brasil.

A programação foi aberta na sexta-feira, 21, no Centro de Convenções do Hotel Guanabara com a apresentação de 15 corais mais a declamação de uma poesia por Guiomar Brandão chamada Casa de Vó, de autoria própria. Ainda houve dois interlúdios com Anderson Bacha e Paulo Freitas tocando Contrabaixo e Guitarra, respectivamente, além da Soprano Tauana Romanelli acompanhada do teclado.

Publicidade

Leia Também:

Os corais que se apresentaram foram: Vozes da Cela, do presídio de São Lourenço, Canto Livre de Praia Grande, Monte das Oliveiras, Sol Maior, Mater Nostra, Oficina de Canto, Coral da Vila, Encanta Rio 2, Coral da ASAP, Coral Nossa Senhora de Loreto, Coral Divina Misericórdia, Coro da Universidade Estadual de Londrina, Coral do Clube Ginástico Português, Coral Grupo Vocal Clave de Sol e Coral Total.

O sábado com apresentações de corais começou na Catedral de Bambu no Parque das Águas no início da manhã. Na ocasião ainda houve declamação de poesia por Gisela Glauce Sebastiene Coelho e apresentação de dança com a Vitrine da Dança Deise Dutra e Espaço de Dança Auyra Ferrer.

A tarde, alguns corais se apresentaram nos asilos São Vicente de Paula, São Francisco, Casa de Maria, Hospital de São Lourenço e Hemodiálise. Para a técnica de enfermagem, Flávia Daiane Braga, a presença dos corais no ambiente hospital é um alento para os doentes. “Este é um ambiente triste e os corais trazem alegria para os doentes e acompanhantes. Ninguém está aqui porque gostaria de estar”, afirmou a técnica.

O coral Divina Misericórdia comemorou os 25 de anos de fundação com um recital na Igreja Nossa Senhora de Fátima preparado especialmente para a ocasião do Cantáguas. Foram 13 músicas apresentadas com solistas e o coral, acompanhados pelo tecladista Robert Salles. As músicas populares tiveram temas de liberdade e amizade. Também foram cantadas músicas sacras. “Resolvemos comemorar aqui em São Lourenço porque é um lugar muito agradável e de muita receptividade”, disse o maestro José Valoni Feól.

A noite mais 15 corais se apresentaram no Centro Convenções do Hotel Granada com os interlúdios. Na abertura das apresentações foi lançado o projeto de construção do Theatro Pantheon de Minas pelo Instituto Coral Por Amor. Este será uma réplica do Pantheon de Roma e um espaço cultural com a estrutura de teatro. O terreno do empreendimento já foi adquirido pelo Instituto Coral Por Amor.

Também fez sucesso no festival a cantora mirim Luiza Luz. Ela se apresentou no sábado pela manhã na Catedral de Bambu e no Centro de Covenções granada interpretando as músicas Bem, Michael Jackson, e Yesterday, de Paul McCartney e John Lennon, acompanhada pelo violinista Fernando Braga.

Para encerrar o final de semana de música e cultura, no domingo, os coros participantes do Cantáguas se reuniram na Basílica Menor de São Lourenço para cantar Espíritu de Dios, de Roberto Orellana, e Aleluia, Handel com a regência do maestro Murilo Fonseca Bortolozzi no intervalo das missas da manhã. Após a apresentação do Grande Coro Cantáguas, os coros se reuniram na Praça Brasil para uma despedida onde houve mais cantos.

*Matéria alterada dia 26/09/2018, às 10h 28min, para inserção da informação sobre a cantora mirim Luiza Luz.

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!