São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Cidade

Defesa Civil desmente notícia de enchente em São Lourenço

Nas últimas horas houve redução do nível do Rio Verde na cidade

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
Defesa Civil desmente notícia de enchente em São Lourenço
Foto: Divulgação/Defesa Civil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Defesa Civil de São Lourenço emitiu no início da noite deste sábado, 11, uma nota tranquilizando a população quanto ao risco de transbordamento do Rio Verde. Comunicado oficial foi em função de uma notícia falsa sobre o ocorrido de uma Tromba D’Agua / Cabeça D’Agua em Passa Quatro.

Segundo o coordenador de Defesa Civil de São Lourenço, Eduardo de Souza, a Fake News estaria circulando nas redes sociais e grupos do aplicativo de mensagem Whatsapp. “Já recebemos informações de boatos que era para as pessoas que moram em áreas de cheias para retirar as coisas de água porque a água chegaria de madrugada em São Lourenço. Pedimos as pessoas que não espalhem boatos sobre cheias do Rio Verde”, disse Eduardo de Souza.

A informação pode ser confirmada pela população através da internet no site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemden), que monitora o Rio Verde através das Estações Hidrológicas, em São Lourenço instalada na Ponte da Estação.

Publicidade

Leia Também:

O gráfico da Estação Hidrológica mostra uma queda no nível do Rio Verde quando consultado . Na Ponte da Estação mostra que às 23h da sexta-feira, 10/01, o nível do rio estava em 0,43m e que as 20 h do sábado, 11/01, esse nível estava em 0,39m. Informações atualizadas sobre a quantidade de chuva e nível do Rio Verde por período podem ser obtidas aqui 

Confira a nota da Defesa Civil

No início da noite deste sábado, 11 de janeiro de 2020, começou a circular nas redes sociais e grupos de Whatsapp a suposta informação do fenômeno Tromba D’Agua / Cabeça na cidade de Passa Quatro, sendo que estamos vindo ao presente realizar os seguintes esclarecimentos:

1) Todo sistema de Proteção e Defesa Civil é interligado, em nossa Microrregião temos uma rede de contato com todos os Coordenadores dos Municípios, e todos são capacitados para a emissão de alerta a todas as cidades da rede. O que não aconteceu por não ter ocorrido nenhum destes fenômenos naquela localidade.

2) O que houve em toda nossa região foi uma grande precipitação de chuva, chegando na média de 40mm em um curto espaço de tempo, assim elevando nível do rio daqueles municípios.

3) O Rio Verde, encontra-se muito abaixo do nível desejável, mesmo que tenha acontecido tal fenômenos, a princípio não há possibilidade de transbordo (enchente) em nosso município

4) O Município de Passa Quatro não conta com uma Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, mas coletamos a informações do destacamento da Policia Militar que emite todas as informações tanto para Rede de Defesa Civil quanto para sala de Operações do Corpo de Bombeiros.

Junto a esta postagem está os dados coletados neste momento da Torre de Monitoramento da CEMADEN que fica na ponte da estação (Horário GTM utilizar o fato -3h) onde pode constatar o nível do Rio Verde bem como a precipitação acumulada!

Solicitamos a todos que não espalhem boatos sobre Tromba D’Agua / Cabeça D´agua, lembrem-se que existe famílias ribeirinhas que ficam apreensivas.

Defesa Civil somos Todos nós!


Eduardo de Souza
Coordenador de Proteção e Defesa Civil de São Lourenço - MG

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!