O impacto econômico do isolamento social em São Lourenço já é visível e sentido por todos os setores, inclusive o de turismo. O fechamento da cidade para receber turistas e dos atrativos turísticos já causa demissões em hotéis e pode levar muitos meios de hospedagem a falência caso não possam reabrir as portas no início do próximo mês.
O São Lourenço Atual entrevistou o presidente do São Lourenço Convention & Visitors Bureau (SLCVB), Alexandre Melo, que é empresário do ramo de hotelaria na cidade há 10 anos. Há oito anos como membro da instituição, ele falou sobre a atual crise causada pelo Covid-19, as expectativas e as mudanças que virão após a reabertura do turismo.
SL Atual - Como os empresários do setor de turismo tem lidado com os atrativos e hotéis fechados durante a pandemia em São Lourenço?
Alexandre - Infelizmente pouco podemos fazer, a não se preparar nossas propriedades para os novos tempos e obedecer as orientações das autoridades na área de saúde e rezar muito para que o isolamento social não se estenda por muito tempo pois muitas empresas do Trade Turístico não vão aguentar o impacto econômico produzido pelo corona.
SL Atual - Como o senhor avalia o futuro do setor nos próximos anos? Quais são as expectativas dos empresários?
Alexandre - Teremos que nos reinventar e ficar atentos a uma mudança radical de comportamento de como iremos trabalhar com nossos funcionários e com nossos turistas, onde destinos com apelo de experiências e preocupados com sustentabilidade saíram na frente, quem não ficar antenado no mundo digital estará fora do páreo.
SL Atual - Na sua opinião, ainda são viáveis a realização de eventos que atraiam turistas para a cidade no segundo semestre deste ano, a exemplo do Degusta e do Natal das Águas?
Alexandre - Todos estamos muito inseguros e com medo deste momento que estamos vivendo, e a geração de fluxo turístico em um curto espaço de tempo será muito tímida, mas a equipe do Convention, já está estudando a viabilidade de eventos virtuais, que embora não geram fluxo turístico para alimentar a cadeia produtiva, mas geram a manutenção da lembrança de São Lourenco na cabeça das pessoas, para quem sabe no natal e férias de janeiro de 2021, já possamos receber turistas com o novo perfil comportamental pôs corona.
SL Atual - O senhor avalia que há ou houve exageros no fechamento do comércio e isolamento social na cidade? Por que?
Alexandre - O isolamento social das cidades são recomendações de profissionais da área de saúde, que estudaram toda a situação e deram os caminhos a serem seguidos para passarmos por esta crise, não me sinto apto a fazer este testemunho, mas logico que o fechamento do comercio e o isolamento social trouxe sérios riscos a nossa economia, e os negócios que sobreviverem e se adaptarem a nova realidade saíram na frente na nova era que esta chegando
SL Atual - Quais as principais ações que o senhor acha que devem ser realizadas na cidade após a reabertura do turismo? Já há estratégias para o setor? Se sim, quais as principais?
Alexandre - Os moradores e funcionários de São Lourenco serão fundamentais nesta retomada do turismo, logo treinamento, e a hospitalidade tão característica do povo mineiro, farão a diferença conectadas a ações conjuntas de promoção do destino criando interesse para os turistas viverem novas experiência em nossa cidade.
SL Atual - Quais são as ações do SLCVB tem feito para colaborar com os associados, além do Delivery Solidário? Elas têm amenizado o impacto da crise econômica nos associados?
Alexandre - Desde o começo do isolamento nossa diretoria e colaboradores tem se reunido com frequência para criar ações que amenizem o impacto econômico, a saber : negociações de contratos terceirizados como da contabilidade, aluguel e de marketing, redução de jornada do auxiliar administrativo com salário pago pelo Governo, readequação do termo de fomento, campanha da prorrogação das mensalidade com os associados ...
Estas ações surtiram resultado e conseguimos atravessar o mês de abril, e estruturar nosso fluxo financeiro maio e junho, mas para dar continuidade vamos precisar dos associados participando e acreditando na associação. Estamos dando andamento nas ações da continuação da campanha Delivery Solidário, alimentação do blog do site com assuntos sobre a cidade, campanha “Depois de ficar em casa SÃO LOURENÇO aguarda você”, estudo de viabilidade de fazer os eventos DOCE MINAS e DEGUSTA um evento virtual, continuação da campanha SÃO LOURENÇO criativa.
Está sendo montada uma campanha de promoção da cidade que irá durar até o final do ano, ela contará com uma parceria da iniciativa privada representada pelo CONVENTION, CDL, SINDCOM e SINDHOTEIS, e a Prefeitura e SECTUR.
SL Atual - Considerações Finais
Alexandre - Nossa cidade atende dois tipos de público em sua maioria, um que vem em grupos de excursão e usa como meio de transporte o ônibus , e os grupos de amigos e familiares quem vem de carro, ambas das mesmas regiões, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, cada público com sua peculiaridade, teremos um novo comportamento destas pessoas depois que a pandemia passar nossos hotéis vão ter que se preparar para receber este novo turista, vamos ter que nos reinventar como empresa e como cidade, e sinceramente falando acredito que São Lourenço, através do poder público e iniciativa privada organizada, representadas pelo CONVENTION, CDL, SINDCOM e SINDHOTEIS, mais as empresas que aguentarem esta crise, vão aproveitar os bons tempos que estão por vir.
Comentários: