São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Equipe da Farmácia Verde promove encontro com médicos e enfermeiras

Geral

Equipe da Farmácia Verde promove encontro com médicos e enfermeiras

Encontro mostrou experiência de outros municípios com os medicamentos fitorápicos

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A equipe da Farmácia Verde, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma reunião, no último dia 18/04, envolvendo médicos e enfermeiras das unidades básicas de saúde. A farmacêutica responsável técnica, Giorgea Farah Gomes Léo, falou sobre os medicamentos fitoterápicos e apresentou experiências e relatos de outras cidades sobre a eficácia dos géis de babosa e de calêndula com pacientes que fizeram uso dos medicamentos fitoterápicos. Segundo Giorgea, esta tem sido uma conquista para a população no tratamento de pele, como anti-inflamatório e cicatrizante, principalmente em pessoas diabéticas, que tem dificuldades de cicatrização de ferimentos devido a doença.

Também participou do encontro a e representante da terapia floral, Silvana Chaves Ribeiro Gonçalves, que realizou uma apresentação sobre uso de florais. Seu objetivo é fornecer mais um tratamento alternativo para a população do município de toda microrregião.

Os médicos receberam um kit para mostruário nos postos de saúde e foram distribuídos géis de babosa e calêndula para uso ambulatorial nas UBSs.

 A Farmácia Verde

 O modelo desta farmácia tem como objetivo principal ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) medicamentos fitoterápicos de qualidade, segurança e eficácia comprovadas cientificamente como uma nova opção terapêutica.

Pioneiro no Sul do estado de Minas Gerais, o programa abrange toda a cadeia produtiva das Plantas Medicinais, desde o cultivo das espécies vegetais, o processamento, a manipulação e a dispensação dos medicamentos fitoterápicos.

A Farmácia Verde conta com Laboratório estruturado de acordo com a RDC n°18 de 2013 da ANVISA que regulamenta as Boas Práticas de Produção em Farmácias Vivas, e é apoiado pelo Ministério da Saúde através do edital n°1 SCTIE/MS de 2014.

Neste ano de 2018 a Farmácia Verde, dando seguimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, inaugura sua etapa de distribuição com a produção de 4 formulações fitoterápicas, sendo elas:

- Xarope de Guaco (Mikania laevigata/glomerata), com ação expectorante;

- Gel de Babosa (Aloe vera) com ação cicatrizante;

- Gel de Calêndula (Calêndula officinalis) com ação Antisséptica, anti-inflamatória e cicatrizante;

- Tintura de Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) com ação antiulcerogênica, antidispéptica e antiinflamatória.

 Todos esses medicamentos fitoterápicos prescritos mediante receituário serão ofertados para a população na Farmácia Básica Municipal.

A Farmácia Verde pretende prestar os cuidados farmacêuticos e atenção farmacêutica aos usuários dos medicamentos fitoterápicos, e servir como referência no município para informações seguras sobre a utilização da fitoterapia como prática complementar ao tratamento em saúde. Desta forma, fortalecer no município o apoio às Práticas Integrativas em Saúde.

 

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura de São Lourenço
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!