Cinco escolas estaduais de São Lourenço já estão paralisadas integralmente e parcialmente nesta segunda-feira, 9. O motivo é o não pagamento da primeira parcela do salário dos professores da ativa e aposentados e de servidores da educação na sexta-feira, 6, que foi o quinto dia do mês.
As escolas que paralisaram a atividades integralmente foram a Professor Mário Junqueira Ferraz (Estadual), Dr . Humberto Sanches e Túlio Bento. As escolas que paralisaram parcialmente foi a Professor Antônio Magalhães Alves (Polivalente) e o Centro de Educação Continuada (Cesec) Noêmia Goulart Ferreira.
No Polivalente, somente as aulas do sexto ao nono ano e ensino médio estão paralisadas. A Educação Integrada, Integral e Anos Iniciais seguem com as aulas normais. No Cesec, as aulas estão suspensas. Só funcionam a banca avaliadora e a secretaria escolar.
Além das escolas, a Superintendência Regional de Ensino (SER) de Caxambu está com as atividades parcialmente paralisadas. A SER é responsável pela gestão do ensino de 222 escolas de 23 municípios, sendo 43 estaduais, 124 municipais e 55 particulares.
As escolas estaduais São Francisco de Assis, que funciona dentro do presídio de São Lourenço, e Eurípedes Prazeres continuam com as atividades normais. Os profissionais não aderiram à paralisação.
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG) protocolou no gabinete da Secretaria de Estado da Educação na terça-feira, 3, uma notificação informando a paralisação das atividades escolares caso a primeira parcela dos salários não fosse paga.
Comentários: