São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Estudantes do IF Carmo de Minas participam da Olimpíada Brasileira de Informática

Geral

Estudantes do IF Carmo de Minas participam da Olimpíada Brasileira de Informática

Sete estudantes do campus de Carmo de Minas participaram da primeira fase da competição

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Sete alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal, campus de Carmo de Minas, participaram da primeira fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na última quinta-feira, 17. A modalidade em que os estudantes estão inscritos é a Programação Níveis 1 e 2.

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A olimpíada é organizada pela UNICAMP nos moldes das olimpíadas de Matemática, Física e Astronomia.

A equipe de Carmo de Minas, composta pelos estudantes André Reis, Gustavo Vieira, Juan Belieni, Lucas Lage, Marcos Vinícius, Pedro Silva e Vítor Ramos, e o delegado, professor, Max Moreira, passarão por três fases: local, estadual e nacional.

As provas da fase local e da fase estadual são realizadas na escola onde o aluno realizou a inscrição. Já as provas da fase nacional serão realizadas em sedes designadas pela organização da OBI, preferencialmente universidades localizadas nas capitais dos estados ou em cidades com grande concentração de competidores classificados.

Em cada fase, os melhores classificados serão convocados a participar da fase seguinte. Esta classificação respeita o limite de 30% dos melhores classificados da escola na fase local, na respectiva modalidade e nível e, para o nível nacional, serão convocados os 30% melhores classificados na fase estadual, respeitando também o limite de 30% dos participantes efetivos do estado na fase estadual, na respectiva modalidade e nível.

De acordo com professor Max Moreira, o evento é um estímulo para a vida acadêmica e profissional do estudante. “Eles se mostraram muito empolgados. Houve uma aproximação de problemas que eles poderão enfrentar na academia e no mercado de trabalho. Essa é uma competição saudável que estimula o gosto pela área”, afirmou o professor.

A olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Informática é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação e tem por objetivos: estimular o interesse pela computação e por ciências em geral, promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental, proporcionar novos desafios aos estudantes, identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações do IF Sul de Minas - Foto: IF Sul de Minas
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!