Os estudantes participantes do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Lourenço participaram, na tarde da última quarta-feira, 27, de uma oficina sobre a oratória. O curso, ministrado pelo professor Tiago Bazoli, diretor da Escola do Legislativo de Ouro Fino, abordou a Liderança e Oratória com os jovens.
Essa foi a segunda atividade realizada durante o projeto, que tem como objetivo proporcionar uma experiência parlamentar real para estudantes do Ensino Médio em todo o estado de Minas Gerais.
Ao longo do ano, os participantes irão elaborar propostas de mudança para a sociedade à luz do tema “Discriminação Étnico-Racial”. No final das atividades, as ideias serão votadas entre eles, em três grandes plenárias, nos moldes de uma sessão legislativa, e entregues aos deputados estaduais, os quais poderão transformá-las em leis de verdade, como já aconteceu em edições anteriores.
“Acredito que a oratória nas oficinas do Parlamento Jovem é fundamental para o desenvolvimento dos alunos no projeto, pois quebra as barreiras da timidez e os prepara para uma melhor participação nos debates e na apresentação das propostas”, afirmou Tiago.
Além de explicar várias técnicas de discurso, como a importância de se “quebrar o gelo” e cativar o ouvinte, o palestrante deu dicas de argumentação na emissão da mensagem desejada. Ele ainda falou sobre a importância de se saber improvisar diante de uma situação inesperada.
Todas as oficinas acontecem às quartas-feiras, a partir das 16H. Semana que vem a Câmara de São Lourenço irá receber o sociólogo André Viana, do IFSULDEMINAS (Carmo de Minas). Ele falará sobre o surgimento da democracia e as diversas formas de se fazer política.
Comentários: