Com o objetivo de reforçar o estoque de sangue tio O, negativo e positivo, A Fundação Hemominas iniciou nesta segunda-feira, 9, uma campanha intitulada de Força Tarefa Grupo O que segue até sábado 14.
A iniciativa de concentrar a doação desse grupo sanguíneo no período proposto deve-se ao fato de que os estoques do sangue tipo O negativo da rede Hemominas registram nesta sexta-feira, 6, mais de 50% de queda. Assim, é fundamental que os doadores desse grupo compareçam às unidades em todas as regiões do estado, uma vez que as bolsas de sangue tipo O são as mais utilizadas nas urgências e emergências hospitalares. A normalização dos estoques é condição essencial para que a Hemominas possa manter o número estratégico de bolsas de sangue necessário ao atendimento da demanda de pacientes.
Em São Lourenço, apesar de não possuir um hemocentro ou um local adequado de doação, as pessoas também doar. Para isso, basta procurar o setor do serviço do Hospital São Lourenço para agendar a viagem gratuita até Pouso Alegre.
“Todas as semanas temos que repor o estoque do hemocentro com 30 doadores. Todas as quartas e sextas-feiras sai uma van de São Lourenço para Pouso Alegre. Cada van tem capacidade para 15 pessoas e as pessoas podem se cadastrar para doar sangue, desde que se enquadrem nas condições e estejam fora das restrições de doação”, explicou Fabiany Pereira de Mattos, assistente social do Hospital São Lourenço.
O agendamento pode ser feito por meio do Whatsapp (35) 98862-2068, de segunda a sexta-feita, entre 8h e 14h. “Geralmente, a família do paciente que recebe o sangue fica responsável pela mobilização de doadores quando não temos voluntários. Se houver voluntários, não pedimos a família para fazer a mobilização”, completou a assistente social.
Durante a campanha, o atendimento preferencial será direcionado aos doadores tipo O negativo e positivo, devido à urgência do quadro. A Fundação solicita a compreensão dos demais doadores (tipos A (+/-), B (+/-) e AB (+/-), igualmente importantes, quanto a qualquer transtorno no atendimento que possa advir dessa iniciativa.
Vejas as condições e restrições para doar sangue
Comentários: