A nova estrutura da Ala 3 do Hospital São Lourenço (HSL), destinada ao internamento do Sistema Único de Saúde (SUS), será inaugurada na manhã desta segunda-feira, 16. A reforma iniciada em maio deste ano, modernizou a estrutura existente há pelo menos 50 anos para proporcionar mais conforto para os pacientes e um atendimento mais adequado.
A Ala 3, chamada de Joaquim Dutra, interna pacientes clínicos e cirúrgicos em 23 leitos que passaram a ser distribuídos em apartamentos com áreas que variam entre 14 m² e 29 m², todos com banheiro. Os apartamentos terão capacidade para acomodar dois ou três leitos femininos e masculinos separadamente. A estrutura da ala ainda conta com sala de prescrição, expurgo, posto de enfermagem e rouparia.
O recurso destinado para a reforma foi de R$ 660 mil e a previsão era que a obra fosse concluída em nove meses, porém foram gastos sete meses para a reforma. Durante as obras, os pacientes foram acomodados no Hospital de Carmo de Minas, que é a unidade de retaguarda do HSL.
Cessão da UPA para o Hospital
Nesta quinta-feira, 12, a prefeita Célia Cavalcanti e a diretoria do HSL assinaram um termo onde o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 h) será cedida para o funcionamento do Pronto Socorro e Laboratório Regional sob a gestão do Hospital, exceto uma pequena parte que será utilizada pela área administrativa da Secretaria de Saúde.
Com a sessão, os dois serviços não funcionarão mais no prédio do HSL e toda estrutura para a assistência será transferida para o novo local que ainda passará por pequenas adequações.
O prédio da UPA 24 h está desocupado desde sua inauguração em 2016 sem o término das obras. Desde 2017 que há uma negociação da atual gestão com o Governo do Estado para que a transferência fosse realizada.
O documento assinado será enviado para a Câmara Municipal para que, na próxima segunda-feira, 16, seja ratificado o compromisso pelos vereadores. Logo após, o prédio poderá ser ocupado pelo Hospital.
Para a Prefeita Célia Cavalcanti, este é um marco para a população que há anos aguardava melhorias na estrutura do Pronto Socorro de São Lourenço. “Foi um empenho muito grande de toda equipe desde 2017, para que pudéssemos regularizar o prédio e ceder ao Hospital. Fomos diversas vezes a Belo Horizonte, fizemos várias reuniões com a Secretaria Estadual de Saúde, e após negociação, conseguimos resolver”, completou.
Comentários: