Foi aberta as inscrições para a o 2º Concurso de Artes Visuais de São Lourenço. O objetivo é a valorização e integração da comunidade com os patrimônios tombados e registrados na cidade em 2018.
O tema que os artistas concorrentes terão que retratar em seus trabalhos são a viola caipira, peregrinação de Nhá Chica, Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, Basílica São Lourenço Mártir, Praça João Lage, a Praça Brasil, Aeroporto, Fonte Vichy e Conjunto Paisagístico da Estação, que compreende o espaço que vai da ponte até a estação ferroviária.
Os trabalhos que podem ser desenvolvidos são pintura em tela, fotografia, história em quadrinhos, desenhos, entre outros. As inscrições seguem até o próximo dia 2 de setembro e serão selecionados 18 obras para serem publicadas na segunda edição da Revista Cult.
As obras selecionadas receberão um prêmio de R$ 500,00 e os artistas darão uma oficina de arte para a comunidade, ensinando as técnicas que utilizaram nas obras. “O recurso utilizado para premiação vai ser utilizado com o objetivo de premiar o artista local e, com a oficina, a técnica do artista será multiplicada dentro da cidade”, destacou Paula Alves, diretora de Cultura de São Lourenço.
De acordo com a gestora a experiência de fazer um trabalho voltado para o patrimônio trouxe um resultado positivo de valorização dele no ano passado. “Os artistas tiveram que fazer pesquisas sobre o patrimônio para desenvolverem seus trabalhos e depois passaram aquilo pesquisaram através das obras e nas oficinas”, disse Paula Alves.
“Esperamos bastantes participações este ano. Houve uma flexibilização no pedido de documentação para as inscrições para ampliar o número de participantes. No ano passado sentimos falta da fotografia entre os trabalhos”, finalizou a diretora.
Comentários: