SÃO LOURENÇO ATUAL

MENU
Logo
Quarta, 21 de abril de 2021
Publicidade
Publicidade

Cidade

Limpeza de reservatórios interromperá abastecimento de água da cidade no próximo dia 16

Restabelecimento ocorre no mesmo dia de forma gradativa

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de São Lourenço, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), já marcou a data para a primeira etapa da limpeza dos reservatórios de água do sistema de abastecimento da cidade. No próximo dia 16, terça-feira, será realizada a lavagem dos reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) e do reservatório do Vila Nova.

A ação para a melhoria do aspecto de qualidade da água distribuída pelo SAAE é uma iniciativa do prefeito Lessa, que solicitou a limpeza para a retirada das incrustações de sólidos e calcários comuns na tubulação compõem a rede de abastecimento.

O restabelecimento do abastecimento da água acontecerá no mesmo dia, porém a normalização ocorrerá de forma gradativa podendo haver instabilidade na distribuição.

De acordo com o presidente e engenheiro do SAAE, Hemerson Jader Cunha, a água tratada passa pelos dois reservatórios antes de chegar até a população, o que gera a necessidade de paralisação do abastecimento.

“Após a limpeza desses dois reservatórios, vamos agendar a ação nos demais que compõem a rede de abastecimento. Nos demais, a interrupção do abastecimento acontecerá somente nos bairros atendidos por eles”, informou Hemerson.

A limpeza dos reservatórios, que acontece do início do tratamento para a ponta da rede, vai reduzir a presença das incrustações de sólidos e calcário comuns na rede. “Essas incrustações se formam nas adutoras e são arrastados para os reservatórios e pontas de rede quando o abastecimento é retomado depois de paralisado. Nos reservatórios, o material decanta no fundo e, quando reposto o nível d’água, chega até os imóveis”, explicou o presidente da autarquia.

Etapas da limpeza dos reservatórios

A segunda etapa será nos reservatórios do Jardim das Acácias e São Francisco. O reservatório do Jardim das Acácias atende os bairros Serra Azul, Paraiso, Alto da Federal (região da rodoviária), Alto São Francisco, o bairro onde está instalado, entre outros. Já o reservatório São Francisco abastece os bairros Estação, Nossa Senhora de Lourdes, Mirante, Barreiro, casas populares, loteamento São João, Santa Maria, entre outros.

Já a terceira etapa da ação de limpeza vai abranger os dois reservatórios do Carioca, Solar dos Lagos e Cohab. Os reservatórios do Carioca, com capacidade total de 820 mil litros, atendem os bairros Carioca, São Lourenço Velho Canaã, Topomóvel e Via Ramon.

Os reservatórios do Solar dos Lagos, com capacidade total de 600 mil litros, abastecem o Solar dos Lagos, Porta do Céu, Vale dos Pinheiros, São Matheus, Santa Mônica, Santa Mônica II, Serra Verde, Lagoa Seca e Palmela.

Nova balsa

Na oportunidade da0 limpeza dos reservatórios e a consequente paralisação da captação de água, o SAAE fará a substituição da balsa que abriga o conjunto de três motobombas que levam a água do rio até o tratamento.

A atual balsa já está no final da vida útil. O novo equipamento tem mais espaço para instalação das motobombas, o que facilita e proporciona mais segurança na operação e manutenção. O sistema de captação com balsas permite que as motobombas fiquem sempre na superfície do rio e em caso de cheia não haja paralisação do abastecimento.     

Fonte/Créditos: Ascom/SAAE

Créditos (Imagem de capa): O reservatório Jardim das Acácias é uma das unidades que ficará fora de operação durante a limpeza/Foto: Ascom/SAAE

Comentários:

Deixe sua mensagem para a redação ;)