Após um ano fechado para reformas e adequações com base na Lei do SIM, a empresa que detém a concessão do Matadouro Municipal recebeu na última sexta-feira, 5, o certificado de registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O SIM certifica, através de seu selo, aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária. O Matadouro Municipal está sendo certificado por atender todas as exigências da Lei Municipal do SIM, onde estará gerando garantia a sanidade dos produtos e o cuidado com a saúde pública.
Além das adaptações e adequações da estrutura física do prédio à legislação, a partir de agora todo o processo de abate será acompanhado por dois médicos veterinários, um médico veterinário do SIM e outro do próprio estabelecimento.
Durante os abates, o Médico Veterinário do SIM acompanha todo o processo, desde a chegada do animal no estabelecimento, verificando sua saúde no desembarque e realizando os exames pré-abate, posteriormente passando pelas linhas de inspeção, para posterior entrega aos açougues municipais.
O SIM
O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal, como carnes, leite, peixes, mel e ovos e seus derivados. O SIM monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores, alimentos com qualidade e segurança garantida.
A lei passou por uma revisão em 2018 e foi encaminhada pela prefeita Celia Cavalcanti para a Câmara Municipal, onde foi aprovada pelos vereadores. A revisão passou por uma adequação para atender os pequenos produtores na adequação à realidade do município. Com essa revisão, mais produtores puderam ser atendidos e beneficiados, tendo seus produtos inspecionados e certificados pelo SIM. Neste contexto, quem sai ganhando é o consumidor final, que passará a consumir produtos inspecionados e com garantia de qualidade, porque aqueles produtos certificados, seguem rigorosos critérios sanitários e boas práticas, de acordo com a nova Lei.
Comentários: