São Lourenço recebeu esta semana um grupo de 78 médicos brasileiros e estrangeiros formados em Universidades estrangeiras, que irão validar o diploma no Brasil. Eles fazem parte do programa “Revalida”, que é o estágio de estudos complementares que dura o período de um ano, para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas de medicina, emitidos por instituições de ensino estrangeiras.
Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa fazer o reconhecimento do seu diploma para só depois solicitar ao conselho regional de medicina a autorização para trabalhar. Todo o processo é supervisionado pela Universidade Federal do Mato grosso, Faculdade Presidente Antônio Carlos (FAPAC) e Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto (IPAC).
Dessa forma, o grupo de médicos irá atuar como estagiários nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínica, Viva Vida, Saúde Mental e também no Hospital São Lourenço. Eles deverão cumprir seus estágios nas cinco áreas básicas: Ginecologia e Obstetrícia; Pediatria; Clínica Médica, Cirurgia Geral e Saúde da Família.
Durante esta semana, os médicos estão em fase de adaptação e inserção nos setores em que irão atuar prestando suporte. O grupo é composto profissionais de diversos Estados brasileiros e também por estrangeiros, em sua maioria da América do Sul, formados em Universidades sul-americanas.
O programa de ensino é um convênio firmado entre o Hospital São Lourenço e a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde.
Comentários: