SÃO LOURENÇO ATUAL

MENU
Logo
Segunda, 26 de julho de 2021
Publicidade
Publicidade

Cultura e Entretenimento

Músicas de Minas volta com apresentação online de workshop e web série da Orquestra de Violeiros

Projeto cultural ficou um ano suspenso devido a pandemia

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Depois de um ano suspenso devido a pandemia, começa hoje as apresentações do projeto Músicas de Minas, promovido pelo São Lourenço Convention & Visitors Bureau (SLCVB) e patrocinado pelo Fundo de Cultura de Minas Gerais, está de volta. O evento será em formato online com a readequação aprovada pela secretaria Estadual de Turismo e Cultura.

O evento, que em seu formato original contaria com nove apresentações em diferentes localidades de São Lourenço, terá a primeira apresentação hoje, a partir das 19 horas, no canal do YouTube do SLCVB e segue até o dia 30 deste mês

O workshop sobre a viola caipira e a web série, já em gravação, contarão com as participações do compositor, arranjador, pesquisador, professor e violeiro brasileiro, Ivan Vilela, os violeiros caipiras, Chico Lobo, Zé Helder, Isaac Fonseca, Zé da Viola, Bruna Viola e Os Meninos.   

Músicas de Minas em 2020

O projeto contou com uma única apresentação em fevereiro do ano passado realizada na Praça Brasil antes do início da pandemia. A apresentação reuniu um público formado por jovens, adultos, crianças e idosos, além da participação do cantor e compositor, Johny Vianna.

As demais apresentações aconteceriam entre os meses de março e setembro do ano passado em diversos locais da cidade, a exemplo da Igreja Matriz e Praça da Estação além apresentação em eventos do calendário turístico e beneficentes da cidade.

A Orquestra de Violeiros

Registrada em 2018 como patrimônio imaterial de São Lourenço, a Orquestra de Violeiros foi criada voluntariamente em 2015 pelo músico e professor Gustavo Costa e é formada por violeiros de diversas idades. Em 2017, a orquestra gravou um DVD em show realizado com entrada franca na Estação Ferroviária.

O Grupo já conta com mais de 60 apresentações, e tem levado a viola caipira para diversas cidades do sul de minas, como Lambari, Silvianópolis, Aiuruoca, Cordislândia, Caxambu, Passa Quatro, Carvalhos, Carmo de Minas, Baependi, Pouso Alto, Dom Viçoso e São Lourenço, cidade natal do grupo.

Realização e apoio

O Projeto Convention Músicas de Minas é uma Realização do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura, Governo de Minas e apoio da Diretoria de Cultura e Prefeitura Municipal de São Lourenço.

Fonte/Créditos: Ascom/Música de Minas

Créditos (Imagem de capa): A apresentação da Orquestra de Violeiros realizada antes da pandemia/Ascom/Música de Minas

Comentários:

Deixe sua mensagem para a redação ;)