São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Cidade

Pequenos comerciantes voltam para as ruas pelo direito de abrir os estabelecimentos

Foi a terceira manifestação que fizerem pelo direito de trabalhar com segurança

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
Pequenos comerciantes voltam para as ruas pelo direito de abrir os estabelecimentos
Os manifestantes fizeram uma carreata pedindo a reabertura dos segmentos ainda não contemplados/Foto: SL Atual
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Pequenos comerciantes independentes de São Lourenço voltaram para as ruas nesta sexta-feira, 20, para pedir a reabertura dos estabelecimentos ainda não contemplados pelas ondas do programa Minas Consciente. As manifestações ocorreram no período da manhã e tarde na Praça Brasil, centro da cidade.

Essa foi a terceira manifestação dos comerciantes que pedem à prefeitura a reabertura controlada dos setores ainda fechados para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19, na cidade.

Na manifestação pacífica desta sexta-feira, eles saíram em carreata pelas principais ruas da cidade, onde estão localizadas as principais zonas comerciais. A carreata foi escoltada por viaturas da Polícia Militar de Minas Gerais.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com o empresário Eliasar Eduardo, um dos líderes do movimento de pequenos empresários independentes, mais uma vez está chegando o começo de mês e as lojas continuam fechadas.

“Vemos que as pessoas não estão entendo que essas liberações da prefeitura são para inglês ver. Não conseguimos entender a finalidade disso. Dia 5 temos que pagar o aluguel. No quinto dia útil temos os salários, impostos, telefone, internet, energia, contador... Tudo isso estamos pagando ou ficando inadimplente. Nosso fluxo de caixa foi quebrado e não temos mais dinheiro. Se existem formas seguras de atendimento, por que elas não podem ser aplicadas no nosso comércio também?”, questionou Eliasar.

Onda Branca

O decreto municipal de número 7.858, publicado nesta quinta-feira, liberou o funcionamento dos estabelecimentos da cidade pertencente a Onda Branca, do programa Minas Consciente. Estão autorizados a funcionar o comércio varejista de antiguidades e varejista de objetos de arte, artigos esportivos, brinquedos e artigos recreativos (vedado o comércio de vestuários), equipamentos para escritório, móveis colchoaria (vedado o comércio de eletrodomésticos, eletrônicos, entre outros), formação de condutores e cursos de pilotagem.

Mesmo com a liberação de alguns segmentos constantes na Onda Branca, muitos ainda permanecem fechados, a exemplo das lojas de roupas e calçados, academias, salões de beleza e barbearia, entre outros.

Outros manifestos

A primeira manifestação ocorreu no último dia 7 em frente a Secretaria de Educação do município, para onde a reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 teria sido transferida devido a presença dos manifestantes no Paço Municipal.

A segunda vez que os manifestantes se reuniram, fizeram uma passeata saindo da Praça Brasil até o Paço Municipal. Eles protocolaram um documento na prefeitura e pediram para serem atendidos pela chefe do executivo, o que não aconteceu até o momento.

Uma outra manifestação online foi realizada na quinta-feira, 21, durante uma transmissão ao vivo sobre o Covid-19 e dengue realizada pela prefeita, secretário de Saúde e o médico coordenador da epidemiologia na página oficial da prefeitura no Facebook. Durante a reunião virtual, eles pediram pela abertura do comércio nos comentários dos vídeos, porém os dizeres, não ofensivos, foram apagados pelos administradores da página.

Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de São Lourenço não respondeu se iria comentar o ato dos comerciantes.

 

 

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!