Por recomendação do Ministério da Saúde (MS), a vacina contra a Paralisia Infantil e o Sarampo será disponibilizada, neste sábado, 1, nas Unidades Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora de Lourdes, Carioca, São Lourenço Velho, Porta do Céu, Vila Carneiro e Policlínica entre 8h e 17h. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, uma vez que o município ainda não alcançou a meta.
A recomendação do Ministério da Saúde em disponibilizar as vacinas foram para todos os municípios que não alcançaram a meta mínima de imunizar 95% da população alvo, que são as crianças entre um ano e menores de cinco. Segundo dados do Sistema Nacional de Imunização, do MS, em São Lourenço, até o momento, 1.872 crianças já receberam a dose da vacina, o que representa 92,17% da população alvo.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Lourenço, Andreia Mendes Flori, a vacina é importante para não deixar que as doenças não acometam as crianças e evitar as complicações trazidas por elas.
“Faltam apenas 93 crianças para serem imunizadas. É muito importante que os pais não deixem de levar seus filhos a um dos locais onde estão sendo aplicadas as doses da vacina. Quanto mais crianças vacinadas, menos há possibilidade de adoecimento com o vírus do Sarampo em circulação em Minas Gerais. Menor também será a chance da reintrodução do vírus causador da Paralisia Infantil no país", destacou a coordenadora.
Contra a Paralisia Infantil, a faixa etária das crianças com menor cobertura vacinal é a daquelas com um ano de idade. O sistema do Ministério Saúde mostra que apenas 77,98% foram imunizadas. As crianças de um ano também aparecem com baixa cobertura vacinal contra o Sarampo, com 78,35%.
As crianças receberão duas doses. Uma contra a Paralisia Infantil, a Poliomielite, em gotas. A outra é injetável e protege contra o Sarampo, Rubéola e Caxumba.
Comentários: