A Prefeitura de São Lourenço, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SICADE), entregou o primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A primeira empresa a receber foi o Laticínio Abençoado, através de seus representantes legais Giovani Junqueira Silvestrini e Marcus Vinícius Viana Silvestrini.
O SIM é um serviço prestado pela Prefeitura, através da SICADE que visa promover a saúde pública, fortalecer os micros e pequenos empreendedores, produtores rurais e agroindústrias, trazendo desenvolvimento local, com geração de emprego e renda.
Na prática, o Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal, como carnes, leite, peixes, mel e ovos e seus derivados. O SIM monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbano e rural, oferecendo aos consumidores, alimentos com qualidade e segurança garantida.
O produto certificado do SIM pode ser comercializado dentro do município e tem regras mais brandas do que os Serviços de Inspeção Estadual e Federal, o SIE e o SIM, respectivamente. “O SIM tem as regras aplicáveis a realidade dos pequenos produtores, mas sem deixar de lado as exigências sanitárias básicas. Mesmo sendo autorizados para comercialização somente dentro do município que o certificou, a vigilância sanitária já entende que pode ser comercializados em outros municípios”, explicou o secretário Marcelo Mendes.
“No SIF exige-se, por exemplo, uma lavanderia dentro do laticínio para que a roupa de produção seja lavada no local, o que não é exigido no SIM. Em ambos os certificados, são exigidos a água clorada, que faz parte das exigências sanitárias básicas”, exemplificou o secretário.
O certificado foi entregue em mãos pela Prefeita Municipal, Célia Cavalcanti e pelo Secretário da SICADE, Marcelo Mendes. Para os empresários do Laticínio, está é uma grande conquista para a empresa e principalmente, para os consumidores, que agora tem a garantia do município de poder comprar um alimento de origem séria.
Comentários: