A cidade de Andrelândia, que fica entre Juiz de Fora e São João Del Rey, teve uma iniciativa para que as pessoas pudessem ter uma melhor qualidade de vida durante o período de isolamento social. Trata-se da Literatura Delivery.
Os mais de 12.173 habitantes podem fazer o cadastro pelo telefone ou Whatsapp da Secretaria de Cultura para receber uma obra literária em casa e ficar com o livro durante 30 dias.
Com o advento da Pandemia, além do isolamento social, a Prefeitura da cidade criou o Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Corona Vírus. Coube a Secretaria de Cultura, através de seu Secretário Municipal Guilherme Landim, a responsabilidade de pensar numa ação pública para ajudar manter o isolamento social. Foi daí que nasceu o projeto "LITERATURA DELIVERY"
O projeto iniciou com os funcionários da Saúde, vítimas do stress do período especial. Logo após o projeto abraçou todos os servidores municipais. Agora a Secretária abriu para todos os moradores da cidade. Em quatro dias de implementação, o projeto chegou a 100 andrelandenses.
“Atualmente temos 112 leitores cadastrados e 120 livros emprestados. A maioria dos livros requisitados são de romances brasileiros. A entrega é feita por mim e de bicicleta”, conta Guilherme Landim, secretário de Cultura de Andrelândia.
O projeto segue todas as recomendações de higiene e distanciamento recomendados pelas autoridades sanitárias para evitar a contaminação pelo Covid-19. “Os livros são higienizados. O manuseio deles é feito com luvas e na entrega não há contato com a pessoa que receberá. Eles são deixados na porta de casa ou na caixa de correio", disse o secretário de Cultura.
Depois do período especial de isolamento social, os participantes da ação se encontrarão na "Estação da Cultura" para realizar uma roda de conversa, trocando histórias vividas e dos livros lidos, bem como também realizarão uma roda de livros.
Para se cadastrar, a pessoa interessada deve entrar em contato pelo telefone (35) 3325-2729, número que também é Whatsapp.
Comentários: