SÃO LOURENÇO ATUAL

MENU
Logo
Sábado, 04 de julho de 2020
Publicidade
Publicidade

Turismo

Queijos de Alagoa e Mantiqueira de Minas recebem identificação regional de produção

Os queijos artesanais são identificados a partir dos aspectos históricos e culturais da produção. 

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os queijos produzidos em nove municípios da região da Mantiqueira de Minas e em Alagoa foram reconhecidos como região e município produtores de queijo artesanal pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais. As portarias foram publicadas na última terça-feira, 16.

Os municípios que compõem a região da Mantiqueira de Minas são Aiuruoca, Baependi, Boicana de Minas, Carvalhos, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Passa Quatro e Pouso Alto. 

Os queijos artesanais são identificados a partir dos aspectos históricos e culturais da produção. São levados em conta o processo produtivo do leite e a fabricação do queijo. A produção segue um conjunto de características no momento da produção. Acrescido a forma de produzir em comum, cada mestre acrescenta sua peculiaridade na receita. 

Além da produção do leite e a fabricação do produto, existe uma engrenagem que gira a economia dos municípios proporcionando possibilidades, além do sustento de milhares de famílias, o desenvolvimento do turismo regional com a geração de emprego e renda para as localidades.

Os produtores da região da Mantiqueira de Minas receberam, em fevereiro deste ano, a caracterização integrada de municípios na região como produtores artesanais e certificação sanitária para poderem comercializar. 

A produção de queijos artesanais envolve milhares de queijeiros artesanais e entre eles centenas já foram premiados até fora do Brasil e não há esse reconhecimento dentro do país. No V Prêmio Queijo Brasil, entre os 340 queijos premiados, mais de 150 foram da região da Mantiqueira de Minas.

 

Créditos (Imagem de capa): Os queijos produzidos na Mantiqueira de Minas/Foto: SL Atual

Comentários:

Deixe sua mensagem para a redação ;)