São Lourenço Atual - Notícias de São Lourenço e Região - MG

Domingo, 15 de Setembro de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Política

Rachadinha: Câmara vai reativar Comissão de Ética para analisar fatos da denúncia

A Câmara só poderá punir o parlamentar se houver denúncia de um eleitor ou vereador

São Lourenço Atual
Por São Lourenço Atual
Rachadinha: Câmara vai reativar Comissão de Ética para analisar fatos da denúncia
O plenário da Câmara Municipal/Foto: Ascom/CMSL
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após o recebimento de cópia da denúncia do Ministério Público Estadual (MPMG) à vara criminal de São Lourenço pela prática de Rachadinha pelo vereador Paulo Gilson Chopinho de Castro Ribeiro (PSC) e mais duas pessoas, a Câmara Municipal vai reativar a Comissão de Ética da casa na próxima segunda-feira, 26.

A informação veio do presidente da casa legislativa, Waldinei Alves Ferreira (PV), na quarta-feira, 21, durante uma entrevista concedida ao São Lourenço Atual junto com o advogado da Câmara, Iago Carvalho.

Em estado de dormência desde o mês de abril de 2018, o código de ética dos vereadores passou por uma reformulação. O estudo para revisão foi proposto pelo vereador Orlando da Silva Gomes (PRB) e uma comissão foi montada composta pelo proponente e por Isac Ribeiro (PRP), Rodrigo Martins de Carvalho (PSB), Natanael Paulino de Oliveira (PPS) e Agilsander Rodrigues da Silva (PSD).

Leia Também:

Mesmo com o resultado dos estudos apresentados em junho de 2018, a comissão não foi reativada. “A Comissão de Ética estava desativada por um erro nosso, mas nós vamos corrigi-lo votando os componentes da comissão na próxima reunião ordinária (segunda-feira, 26)”, disse o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço.

De acordo com o advogado, Iago de Carvalho, nenhuma atitude sobre o processo enviado pelo MPMG poderá ser tomada se não houver uma iniciativa. “O fato de o Ministério Público ter enviado a ação judicial para a Câmara, isso não instaura uma Comissão Processante, por exemplo. Tem que haver iniciativa de um eleitor ou de um vereador”, explicou o advogado.

“Para que seja analisado pela Comissão de Ética, por exemplo, a própria comissão tem que requisitar, o presidente encaminhar para ela ou outro vereador solicitar”, complementou Iago.

A Rachadinha

O Ministério Público enviou um ofício à Câmara Municipal sobre uma denúncia que fez ao juízo da vara criminal de São Lourenço. Nela, o promotor da 4ª Promotoria de Justiça dá conta que o vereador Chopinho e mais duas pessoas estão envolvida em um esquema onde o parlamentar teria indicado, em 2017, Wagner Ribeiro Lima Júnior como chefe do transbordo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em troca de uma parte do salário.

Segundo a denúncia, o valor de R$ 2 mil era repassado ao parlamentar municipal por meio de Dionísio Silva Nascimento para disfarçar o esquema da Rachadinha. O vereador está sendo acusado de crimes de corrupção ativa, além de tráfico de influência e associação criminosa.

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!