A partir desta quarta-feira, 19, o ponto de ônibus instalado na Rua XV de Novembro, no trecho que corresponde entre a Avenida Getúlio Vargas e Rua Batista Luzardo, será removido e substituído por mais dois na mesma rua. O motivo é o aumento da rachadura nos imóveis.
Um ponto será colocado no quarteirão anterior, próximo ao Hotel Granada, e o segundo será colocado em frente ao prédio onde funcionava o antigo Hotel Primus. O objetivo é amenizar o impacto no solo causado pelo fluxo dos ônibus neste trecho, que está afetando o solo e contribuindo para as rachaduras e afundamento dos imóveis.
O trecho já foi motivo de estudo contratado pela prefeitura de São Lourenço, uma vez que os imóveis construídos no quarteirão apresentam rachaduras e o solo afundamento em direção ao centro do quarteirão. Entre causas apontadas pelo estudo é a retirada de água do solo, porém outros fatores contribuem.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Eduardo de Souza, todas as causas do afundamento do solo e aumento das rachaduras nos imóveis serão combatidas pela prefeitura. “Desde que o estudo foi realizado na área para conhecer as causas do afundamento, as rachaduras evoluíram significativamente e o trânsito pesado é uma das causas”, explicou Eduardo de Souza
“Quando o ônibus freia para pegar o passageiro no ponto, a vibração e o impacto contribuem para o dano na área. A faixa elevada da esquina será colocada no mesmo plano da rua, pois a frenagem dos demais veículos também contribuem para que haja o dano”, explicou Eduardo de Souza, coordenador da Defesa Civil municipal.
Segundo apurado pelo São Lourenço Atual, outras medidas para reduçâo das causas serão tomadas, porém ainda foram anunciadas oficialmente pela prefeitura de São Lourenço.
Comentários: