Um decreto publicado pela Prefeitura de São Lourenço nesta segunda-feira, 30, restringiu o funcionamento de setores do comércio na cidade. O motivo foi a regressão do município para a Onda Amarela do programa Minas Consciente.
A regressão aconteceu devido ao aumento de casos do novo coronavírus na cidade e em toda região Sul de Minas Gerais depois da deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo do Estado.
Com o retorno do município a Onda Amarela os comércios voltam a sofrer restrições de horários. Estão proibidos de funcionar ensino curricular (educação infantil, ensino fundamental e médio), aluguel de objetos pessoais e domésticos, eventos, outras atividades de serviços pessoais, cinema, atividades de recreação e lazer.
De acordo com o decreto 8.054, os setores considerados essenciais não possuem restrições de horários para funcionamento. Já os não essenciais poderão funcionar entre 8h e 19h. Os bares e restaurantes voltam a ter horário para receber os clientes e de funcionamento da cozinha.
“Os serviços de alimentação em geral com consumo no local, constantes no inciso III deste artigo, deverão encerrar o serviço da cozinha às 23h, sendo permitido o término do atendimento aos clientes que já se encontrarem no estabelecimento até o horário máximo das 24h”, determina o decreto.
Os idosos e pessoas do grupo de risco voltam a ter horário de atendimento preferencial nos estabelecimentos. “No período das 09h0 às 12h, os estabelecimentos deverão atender, preferencialmente, pessoas do grupo de risco, sendo assim entendidos: pessoas que possuam idade igual ou superior a 60 anos, portadores de doença crônica (diabetes, hipertensão, cardiopatias, doença respiratória, pacientes oncológicos e imunossuprimidos) e gestantes ou lactantes”, informa o decreto.
Na última sexta-feira, 27, em reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, a prefeitura informou que o retorno da cidade a Onda Verde, que é uma onda mais flexível do Programa Minas Consciente, dependerá da situação Epidemiológica do município e da ocupação de leitos no Hospital São Lourenço.
Os hotéis continuam com o funcionamento normal, porém com “intensificação das medidas protetivas, um trabalho redobrado de conscientização e fiscalização nos próximos 15 dias”, informou a prefeitura.
Comentários: