SÃO LOURENÇO ATUAL

MENU
Logo
Sexta, 24 de setembro de 2021
Publicidade
Publicidade

Cidade

SAAE inicia instalação dos equipamentos de automação do abastecimento

A automação vai permitir mais eficiência e economicidade na distribuição de água tratada

Imagem de capa

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Teve início a instalação das antenas de rádio para automação do sistema de abastecimento de água da cidade. Essas antenas serão responsáveis por receber e emitir sinais para a central que será alocada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE para o controle da automação de 20 estações de bombeamento e reservatórios.  

A primeira etapa do trabalho para a automação do sistema de abastecimento é a colocação das antenas e cabeamento. Os níveis dos reservatórios, o acionamento e desligamento dos conjuntos de motobombas e os boosters serão controlados por um software que receberá sinais de rádios dos pontos a serem controlados.

Atualmente, todo o sistema é controlado manualmente na ETA e na unidade da Vila Nova, com o acionamento manual das bombas que enchem os reservatórios e fazem a captação da água do Rio Verde. O novo formato de operação em implantação, por iniciativa do Governo Municipal, ainda vai possibilitar ao SAAE verificar se há perdas no sistema de abastecimento, mensurando a quantidade de água que entra nos imóveis e o quantitativo distribuído pelo sistema de abastecimento. Essa mensuração vai possibilitar um sistema mais eficiente e econômico.

Mais investimentos

O SAAE recebeu na manhã da sexta-feira (07/05) três conjuntos de motobombas para a estação elevatória do Jardim das Acácias em construção na ETA. Cada motobomba tem a potência de 175 cavalos com capacidade de bombear 75 litros por segundo. Elas podem elevar a água até a altura de 110 metros.

A construção da elevatória possibilitará aumentar a capacidade de armazenamento do reservatório do Jardim das Acácias para 1,5 milhões de litros e beneficiará 24 mil habitantes de São Lourenço. Atualmente, o reservatório tem capacidade de armazenar 500 mil litros e recebe água do reservatório do Vila Nova. Após a construção da elevatória, receberá água diretamente da ETA.

As novas motobombas são mais potentes do que as utilizadas atualmente na ETA para o envio da água tratada para o reservatório do Vila Nova antes da distribuição para os imóveis. Cada uma das utilizadas atualmente possui 150 cavalos.

Fonte/Créditos: Ascom/SAAE

Créditos (Imagem de capa): A colocação das antenas é a primeira etapa da instalação dos equipamentos/Foto: Ascom/SAAE

Comentários:

Deixe sua mensagem para a redação ;)