SÃO LOURENÇO ATUAL

MENU
Logo
Quarta, 21 de abril de 2021
Publicidade
Publicidade

Cidade

SAAE realiza limpeza dos dois principais reservatórios do sistema de abastecimento

A capacidade dos dois reservatórios somam 1,4 milhões de litros

Imagem de capa

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), por iniciativa do prefeito Lessa, realizou nesta terça-feira, 16 a limpeza dos dois principais reservatórios do sistema de abastecimento do município. Os dois reservatórios são o da Estação de Tratamento de Água (ETA) e do Vila Nova.

A limpeza não ocorria há pelo menos 15 anos. A ação paralisou o abastecimento de toda a cidade, uma vez que toda água tratada fornecida a população passa por esses dois reservatórios antes de chegar aos imóveis. Juntos, a capacidade de armazenamento dos reservatórios é de 1,4 milhões de litros de água, sendo o da Vila Nova com 1,1 milhões de litro e o da ETA 300 mil litros.

O reservatório da ETA é um tanque de contato. É a última etapa do tratamento e onde água recebe o cloro e o flúor. Já o Vila Nova é o reservatório que distribui a água para os demais. Nos dois reservatórios foi realizada a lavagem das paredes e aspiração dos resíduos sólidos.

Na oportunidade da paralização do abastecimento foi realizada a troca da balsa que abriga as bombas de captação de água do Rio Verde. A antiga balsa tem 25 anos de uso e está em final de vida útil. A nova balsa tem uma área maior que permite mais segurança e melhores condições de trabalho nas manutenções. 

Juntas as três bombas têm capacidade 120 cavalos e pesam cerca 2,4 toneladas. As bombas trabalham em revezamento, ficando sempre duas ligadas. O sistema de balsas permite que, independentemente do nível do rio, o abastecimento não fique comprometido em períodos chuvosos e de cheia do rio.

Para a ação de limpeza foram empenhados 18 trabalhadores, cinco caminhões tanque e a equipe do operacional e segurança do trabalho do SAAE. Para substituição da balsa foram empregados quatro servidores operacionais, um caminhão munk e uma retroescavadeira.

Fonte/Créditos: Ascom/SAAE

Créditos (Imagem de capa): O reservatório do Vila Nova é o maior em operação no sistema de abastecimento/Foto: Ascom/SAAE

Comentários:

Deixe sua mensagem para a redação ;)