SÃO LOURENÇO ATUAL

MENU
Logo
Segunda, 17 de maio de 2021
Publicidade
Publicidade

Cidade

São Lourenço regride para Onda Vermelha do Plano Consciente

Novo decreto que regulamenta Onda Vermelha é construído em parceria com setores produtivos

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O prefeito de São Lourenço, Walter Lessa, concedeu no início da noite desta sexta-feira, 16, uma coletiva de imprensa para abordar o novo Decreto que coloca São Lourenço novamente na Onda Vermelha, do Plano Minas Consciente.

Participaram da coletiva o secretário Municipal de Saúde, Ricardo Luiz Christo Coelho, e empresário Mário Sérgio Nascimento, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e São Lourenço Convention & Visitors Bureau (SLCVB).

O município, assim como toda a Macrorregião Sul de Saúde de Minas Gerais, saiu da Onda Roxa, que é a mais restritiva do Minas Consciente. Em discussão com representantes dos empresários, Polícia Militar, Bombeiros e administração municipal, o prefeito editou um Decreto regulamentando as regras da Onda Vermelha.

O novo Decreto flexibiliza as atividades econômicas, porém, com restrições, proibindo apenas eventos esportivos com público, apresentações musicais, boates e casa de festas. Os pequenos eventos ficam permitidos com a presença de até 30 pessoas e seguindo as medidas preventivas com o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento.

De acordo com o prefeito, a flexibilização vai ajudar na retomada da economia, mas é preciso que sejam mantidas as medidas de prevenção. “Esperamos que essa flexibilização possa dar uma oxigenada na economia da nossa cidade, porém a gente sempre ressalva que ela tem que ser feita com critérios. Os cuidados de segurança devem ser mantidos de forma permanente”, destacou o prefeito.

O secretário Municipal de Saúde destacou que na reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) ficou decidido o seguimento do protocolo da Onda Vermelha, do Plano Minas Consciente. 

“O momento requer cuidado, uma vez que o Hospital São Lourenço está com as UTIs cheias e a gente não quer que a situação evolua para entrar em colapso. Chegamos em um ponto que o comércio precisa estar aberto, mas de qualquer forma precisa que os cuidados sejam tomados. Precisamos da ajuda das pessoas para entender a situação que estamos passando e se todos seguirem as normas básicas a gente vai conseguir avançar ainda mais”, afirmou Ricardo Luiz Christo Coelho.

“A gente gostaria de pedir a colaboração de todos para que daqui a diante possamos ter um equilíbrio ainda maior entre a saúde e a economia.  Para isso, precisamos da colaboração de todos na manutenção dos protocolos. Como representante da CDL a gente pede encarecidamente a todos os comerciantes que respeitem os protocolos e façam com que os seus funcionários deem exemplo dentro dos estabelecimentos, peçam a seus clientes que respeitem as normas”, disse Mário Sérgio Nascimento.

Ações de combate ao Coronavírus

Diversas ações de iniciativa do Governo Municipal estão em curso para conter o avanço da Covid-19 em São Lourenço. Uma tenda de apoio ao atendimento as síndromes gripais estão sendo montada no estacionamento do Parque das Águas com equipe de médicos e profissionais de enfermagem para a testagem rápida.

Campanhas de conscientização para intensificar as medidas protetivas estão em curso. A população está recebendo incentivo para o uso de máscaras, higienização das mãos, manter o distanciamento social, não fazer aglomerações, procurar por atendimento médico ao sentir os sintomas da Covid-19 e desencorajar a automedicação.

A vacinação no município está acontecendo com o apoio de todas as secretarias do Governo, Defesa Civil, SAAE, Polícia Militar e Bombeiros. As secretarias apoiam a saúde com estrutura física, material de consumo, logística, servidores, etc.

Agentes de Saúde estão atuando em pontos de maiores aglomerações com orientações sobre a prevenção das doenças. Uma das ações realizadas, é a orientação das pessoas a manterem o distanciamento nas filas de bancos e lotéricas.

Baixe na íntegra o Decreto 8.313 que regulamenta a Onda Vermelha 

Fonte/Créditos: Ascom/PMSL

Créditos (Imagem de capa): Coletiva realizada na sede da prefeitura de SL aborda o novo decreto/Foto: Ascom/PMSL

Comentários:

Deixe sua mensagem para a redação ;)