Após a identificação de três casos suspeitos de infecção pelo coronavírus em Varginha, a Secretaria de Saúde (SMS) e o Hospital de São Lourenço (HSL) tranquilizaram, na tarde desta quinta-feira, 27, a população quanto o aparecimento de possíveis casos suspeito na cidade.
Tanto as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital e serviço privado de Pronto Atendimento já estão preparados e capacitados para isolar o paciente com os sintomas e seguir os protocolos do Ministério da Saúde (MS).
Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica de São Lourenço, Ana Cristina, os profissionais de saúde já passaram por capacitação e o quite para coleta de amostras para realização de exames já estão na cidade.
“Não há motivo para pânico ou preocupação. O paciente que chega em um serviço de saúde procedente de uma região onde há a doença, ele será imediatamente isolado das outras pessoas e oferecidos equipamentos de proteção individual. O médico entrará em contato com a Vigilância Epidemiológica de Minas Gerais para providenciar a transferência para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre”, disse a coordenadora.
“O material para a coleta de secreções nasais e de faringe já chegaram na cidade. Caso apareça um caso suspeito, serão colhidas duas amostras e enviadas para análise laboratorial em dois laboratórios diferentes e referenciados pelo protocolo. Caso o resultado de uma das amostras seja um outro tipo de gripe, a segunda amostra será descartada”, explicou Ana Cristina.
O Hospital de São Lourenço, que pode ser uma das portas de entrada de um possível caso suspeito, já está se preparando a estrutura e profissionais para colocar em prática os protocolos de atendimento. “O hospital está montando uma equipe para atender os protocolos para atuar junto aos pacientes suspeitos. Tudo o que for necessário, o hospital vai disponibilizar”, afirmou o médico Leonardo Palma de Godoi, coordenador do pronto socorro e vice-diretor clínico do HSL.
Casos suspeitos no Sul de Minas
Três pessoas da mesma família apresentaram sintomas leves do coronavírus em Varginha após retornarem de uma viagem a região da Lombardia, na Itália. Eles foram encaminhados, na quarta-feira, 26, para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, onde seguem internados e com o quadro de saúde estável.
O material para realização dos exames já foi colhido e enviado para análise. O hospital de Pouso Alegre é referência no Sul de Minas para atender e contingenciar casos suspeitos da doença.
Comentários: