Um seminário realizado na manhã desta segunda, 9, em São Lourenço, discutiu a implantação dos atendimentos oncológicos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Hospital de São Lourenço (HSL). Serão atendidos pacientes dos 24 municípios que compõem a região de saúde.
O evento, que reuniu secretários municipais de saúde, prefeitos, médicos, Conselhos Nacional e Estadual de Secretários de Saúde (Conasems e Cosems), abordou a portaria do Ministério da Saúde (MS) que descentralizou a assistência do câncer que antes era instalado somente em municípios com mais de 500 mil habitantes.
Com a descentralização, os serviços de referência poderão ter unidades de suporte ao diagnóstico e tratamento do câncer. Esses pequenos serviços seriam ligados ao serviço de referência, que no caso de São Lourenço e região seria o Hospital Bom Pastor, em Varginha.
Além do paciente poder fazer o tratamento mais próximo de sua residência, a descentralização vai possibilitar a economia de recursos com o deslocamento e o diagnóstico mais cedo nos pacientes, apresentando mais eficiência.
“A proposta é que São Lourenço tenha um serviço de quimioterapia e cirurgia oncológica. Isso significa que 80% dos pacientes que se deslocariam para o serviço de referência, poderão ser atendidos em suas cidades ou mais próximo delas, reduzindo o custo com Tratamento Fora de Domicílio”, disse Mauro Guimarães Junqueira, secretário executivo do Conasems.
O HSL já possui a assistência oncológica com cirurgia e quimioterapia particular ou através de planos e seguros de saúde. Segundo o presidente da Diretoria Executiva do HSL, Márcio José Santiago, o hospital está aberto a ampliação da oncologia para o SUS.
“Estamos buscando a união de todos os municípios da região para, no futuro, fazer esse credenciamento. No momento estamos apresentando nosso serviço de oncologia aos senhores secretários, pois o hospital tem a posição de ampliar esse serviço, com a intenção de construir um bloco para acomodar a oncologia”, informou o presidente.
Para a prefeita Célia Cavalcanti, São Lourenço se tornará mais uma vez referência microrregional da saúde. “A nossa Saúde está na contramão da Saúde do restante do país e temos um atendimento espetacular. A vinda oncologia vai ser uma ajuda enorme para nossa região e para nossa população”, disse a prefeita.
A implantação do serviço
A descentralização da assistência oncológica foi autorizada pelo MS em dezembro do ano passado com a emissão de uma portaria pelo ministro Luiz Henrique Mandetta.
De acordo com o médico oncologista e deputado federal, Frederico de Castro Escaleira, o HSL é uma das primeiras unidades de saúde do país a se mobilizar para implantar a assistência aos pacientes oncológicos do SUS.
“Algumas dificuldades para fazer o contrato estão sendo encontradas por causa de pequenos equívocos na própria portaria. Nós já estamos levando novamente ao ministro para as adequações e, assim, fazer a contratualização com o Hospital de São João Del Rei, que é um dos candidatos a ser referência desta região”, disse Frederico.
Comentários: