A Câmara Municipal de São Lourenço vai conceder o Título de Cidadão Honorário ao Subtenente Valmir Machado Jardim nesta sexta-feira, 23. O evento, aberto ao público, será às 20h, na sede da Casa Legislativa. A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, por meio de um decreto de autoria de Isac Ribeiro (PRP).
O subtenente é reconhecido pelo trabalho realizado como chefe do Tiro de Guerra de São Lourenço nos últimos dois anos. Entre eles, o apoio às escolas da cidade, levando conhecimentos ligados ao Exército para os estudantes; a realização de palestras junto à comunidade sobre drogas, motivação, meios de solução de conflitos e outros temas; participação na Peregrinação de Nhá Chica, auxiliando na contagem dos fiéis e distribuição de água e na Caminhada Rústica da APAE; criação dos projetos “O Recrutinha” e “Horta para Todos” (com doação de alimentos orgânicos para entidades filantrópicas do município); realização de parcerias com o Presídio e a Prefeitura para a promoção da ressocialização e da reinserção do detento ao convívio social.
Valmir nasceu em Bagé, no Rio Grande do Sul, em 1971. Começou a trabalhar aos oito anos de idade vendendo verduras, legumes e doces para ajudar a família. Ainda adolescente, conseguiu o primeiro emprego com carteira assinada em uma livraria. Tomou gosto pelo Exército Brasileiro quando prestou o serviço militar obrigatório. Em 1995, conseguiu ingressar, por meio de concurso público, na Escola de Sargentos das Armas (ESA), em Três Corações.
Após se formar, ele retornou para Bagé. Lá foi soldado no 25º Grupo de Artilharia de Campanha, mesmo local onde prestou o serviço militar, aos dezoito anos. Valmir permaneceu até 2000 na unidade, quando foi transferido para Três Corações. Finalmente, em 2016, foi designado para chefiar o Tiro de Guerra de São Lourenço. É casado há 22 anos com Lúcia Maria Junho, com quem tem uma filha, Natália.
Comentários: