Três pacientes da cidade de Varginha estão sendo transferidos para Pouso Alegre suspeitos de estarem infectados pelo novo coronavirus, chamado de Covid-19, na tarde desta quarta-feira, 29. Eles serão isolados e os sintomas tratados no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) até que os exames sejam realizados para a confirmação ou descarte do caso.
Os três pacientes, pertencentes a uma mesma família, retornaram de uma viagem a região de Lombardia, na Itália, junto com outras sete pessoas de um grupo. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Varginha, os sintomas apresentados são leves e a remoção dos pacientes está sendo realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Cissul.
O Hospital Samuel Libânio é referência para receber os pacientes suspeitos de coronavírus e contingenciar a disseminação da doença no Sul de Minas. Eles serão acomodados no pavilhão de doenças transmissíveis para que não haja contaminação dos outros pacientes do próprio hospital e da população.
“Eu garanto e afirmo que os riscos relacionados a transmissão desse vírus estão restritos e não há motivo para alarme ou preocupação. Nós estamos prontos e preparados para receber esses pacientes, fazer o isolamento necessário para proteger a população”, disse o médico Alexandre Hueb, diretor técnico do HCSL
No isolamento, os pacientes passarão por exames laboratoriais no HCSL, para confirmação ou não da infecção pelo Coronavírus. Os exames serão enviados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado.
Os profissionais da saúde municipal de Pouso Alegre – dos serviços de atenção básica e do pronto atendimento - já estão sendo capacitados para identificação de casos suspeitos do Coronavírus e o rápido encaminhamento para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Comentários: